17 de dezembro de 2010

10 presentes para um natal com a nova música portuguesa, parte 1

nesta época de listas de prendas e listas de listas, aqui começa uma pequena lista de 10 conselhos para prendar com a nova música portuguesa em qualquer altura do ano
(a ordem numérica é só para não me esquecer que são dez...)



1.the unplayable sofa guitar, rocky grounds, big sky





paulo miranda é um dos melhores produtores portugueses e responsável pelo som de algumas das mais sólidas promessas da música portuguesa.
é uma espécie de t bone burnett ou daniel lanois português que consegue materializar em som final o que de melhor têm os músicos que lhe caem no estúdio de viana do castelo, mas que também é capaz de criar ele próprio música de primeira água.
há uns anos, paulo miranda decidiu convidar alguns amigos (com som produzido por ele) para uma experiência comum a que mais tarde deu um improvável nome de 'unplayable sofa guitar'
vi-os 2 vezes: nos idos de 2005 em paredes de coura em concerto de começo de tarde com a falta de concentração que isso sempre implica e em 2008, em barcelos, num concerto intimista com umas 30 pessoas.
no concerto de barcelos, numa versão absolutamente acústica de 3 guitarras, acordeão e voz, sem artifícios eléctricos, tornou-se absolutamente claro quanto são excelente músicos. vindos de diferentes projectos (francisco silva tem sob o nome de 'old jerusalem' um dos melhores projectos da nova música portuguesa), conseguem uma fusão num ambiente que nos transporta para alpendres solarengos em final de tarde com uma imensa paisagem em frente. a mistura folk,country e blues, com sons buscados da inspiração de algum rock alternativo low-fi.
durante muito tempo este foi um disco que me acompanhou nas viagens lisboa-barcelos e volta...
este rocky grounds, big sky é uma das minhas recomendações para um natal mais aconchegado e acolhedor.


1 comentário:

T disse...

Até que enfim, posts novos:)