20 de janeiro de 2005

joaquin diaz e a música sefardita


a música sefardita é a musica da tradição judaica ibérica, diz-se

a música sefardita é música popular da península, no século xvi, e que os sefardís guardaram na memória até aos dias de hoje, digo eu

quando os judeus foram expulsos da península levaram com eles, juntamente com a chave da porta das casas que foram forçados a abandonar (tal como fizeram mais recentemente os palestinianos obrigados a abandonar as suas casas na cisjordânia e partir para o exílio), as suas tradições e as memórias das terras que abandonavam.

uma das coisas que levaram foi a música que se cantava na peninsula.
não a música religiosa, mas a música popular.
no seu caminho por marrocos, turquia, ou norte da europa, os sefardís (ou 'da península') guardaram esta tradição de gereção em geração.
nos anos 60 do século passado (soa estranho isto de dizer anos 60 do século passado...) houve alguma preocupação de tentar reunir estas músicas dispersas pelas diversas comunidades sefardís e foi, principalmente nas comunidades de marrocos e da turquia, por serem minoritárias e, consequantemente mais fechadas, que se encontraram mais vestígios desta imensa tradição.
ao judeus da península se deve o facto de hoje podermos saber como seria a música popular desse tempo, uma vez que apneas existem registos escritos da música escrita pelos monges, padres, ou músicos à igreja ligados.
a esmagadora maioria das canções sefarditas são canções de amor, outras são os tradicionais romances que nós conheços de um modo ou outro.
nenhuma é o que poderíamos chamar uma canção 'judaica'.

a primeira pessoa que ouvi a cantar uma canção sefardita foi joaquin diaz.





joaquin diaz é um daqueles quase absolutamente desconhecidos em portugal e quase absolutamente ignorados na sua espanha.
o que joaquin diaz fez pela música tradicional das várias nações e povos de espanha pode ser comparado ao que o alan lomax fez nos estados unidos (e mais alguns sítios..), o a.l.lloyd no reino unido, o josé afonso (na sua versão 'cantos velhos, rumos novos') em portugal.
por estranhas razões, qualquer destas imensas personalidades caíu no esquecimento (no caso do josé afonso é injustamente esquecida a face de recupareção e divulgação na música tradicional portuguesa).

o joaquin diaz gravou mais de 100 canções sefarditas e abriu caminho para muitos outros cantores (dos quais a espanhola rosa zaragoza e a brasileira fortuna serão talvez as mais representativas).
com um respeito enorme pelas versões originalmente recolhidas e com um trabalho de divulgação notável que se estende a tudo o que fez e divulgou, joaquin diaz merece um lugar no pequeno grupo dos que merecem as unanimidades.



em jeito de post scriptum, segue uma das canções mais bonitas da tradição sefardita, que aprendi a cantar com harmonização de paul ben-haim

tres hermanicas eran,blancas de roz
ay, ramas de flor
tres hermanicas eran,tres hermanicas son
las dos eran cazadas, blancas de roz
ay, ramas de flor
las dos eran cazadas,la una se deperdio

su padre con verguenza, blancas de roz
ay, ramas de flor
su padre con verguenza, a rodes l'anbió

en medio del camino, castillo le fraguó
varón es que lo supo, blancas de roz
ay, ramas de flor
varón es que lo supo, a la mar ya se echó
a la mar ya se echó

3 comentários:

Almeida Baptista disse...

Boa noite.
Parabéns pelo post.
A propósito da música peninsular, particulamente sefardita, deixo aqui um link de um grande músico, Paco Diez.
http://www.aulamuseopacodiez.net/

Um abraço.
Almeida Baptista

carlos disse...

caro almeida baptista,
obrigado pelo link e a indicação de paco diez de quem conheço muito mais o nome que a obra.

volte sempre
um abraço
carlos

Almeida Baptista disse...

No seguimento do post anterior deixo aqui mais um complemento. Espero que seja do vosso interesse.
Um abraço.

El próximo jueves 3 de Diciembre saldré para Estados Unidos para ultimar los preparativos de mi concierto de Música Sefardí que tendrá lugar el sábado 5 a las 20:00 h en la American Sephardi Federation at the Center for Jewish History , ubicado en 15 West 16th Street (entre 5ª & 6ª Avenidas), NYC, y tf: 212-294-8350.

Para más información su página es www.americansephardifederation.org

Dicho concierto está patrocinado por nuestra Casa Sefarad-Israel.