uma das publicidades mais recorrentes de um dos operadores da distribuição em portugal tem a ver com as poupanças em cartão.
não que seja o único a recorrer a recorrer a esta propaganda que nos diz que um determinado produto fica por metade do seu preço com um desconto em cartão de 50%.
sejamos claros: qualquer produto só fica por metade do preço afixado se, na altura da compra, pagarmos metade do preço que lá está (não sendo líquido que estejamos a comprar barato, estamos seguramente a pagar metade do preço afixado)
se um produto tem um desconto de 50% a ser descontado numa segunda compra, terei que juntar ao preço do produto comprado em primeiro lugar o que paguei pelo produto que tenho que comprar para receber o desconto e então avaliar o desconto final.
grosso modo, um desconto de 50% em cartão poderá corresponder a um desconto de 25% nos dois produtos comprados (isto partindo do princípio, hipotético e longe da realidade, de só comprar o tal produto com 50% em cartão).
tal como quando o desconto passa a ser de 75%.. a descontar em duas compras posteriores.
o valor do desconto nunca se altera: os mesmos 25% teóricos (sendo que nestes casos costuma ter limites temporais para o desconto, o que pode significar que o mesmo nunca aconteça...)?
e o preço do produto?
mantém-se se o desconto é de 50% ou 75%?
claro que não.
tomemos o exemplo de dois folhetos de um operador líder:
1. folheto com validade de 26 de abril a 8 de maio de 2011: desconto de 50% em cartão
2. folheto com validade de 16 a 31 de julho de 2011: desconto de 75% (50%+25% a descontar em dois meses sucessivos).
existem apenas 5 produtos semelhantes nos dois folhetos.
para evitar publicidades, usaremos letras para os identificar:
produto a:
preço base com 50%: 3,99€
preço base com 50%+25%: 4,29€
produto b:
preço base com 50%: 3,88€
preço base com 50%+25%: 4,57
produto c:
preço base com 50%: 2,28
preço base com 50%+25%: 2,34€
produto d:
preço base com 50%: 4,68
preço base com 50%+25%: 4,99€
produto e:
preço base com 50%: 5,49
preço base com 50%+25%: 7,29
olhando para estes produtos, afinal todos os coincidentes, concluímos existir aqui um padrão: aumenta o desconto, aumenta o preço base.
3 comentários:
Na realidade... temos que tirar o chapéu a quem faz estas publicidades. É que é publicidade enganosa. Mas um engano gritante que (quase) niguém vê por causa das voltas de "marketing"...
Geniais... mas até agora não me enganaram!! Eu gosto de ver o resultado na hora. Essas coisas da fidelização só as uso se já estiver fidelizada (pelos preços sem desconto ou pela proximidade).
E depois a publicidade que os supermercados fazem uns contra os outros: "não vá em cantigas" diz o supermercado com símbolo vermelho, "sem cartões, sem complicações" diz o de cor verde... uns chatos, isso sim! :s
neste momento, se olharmos bem para alguns produtos, especialmente os frescos (frutas e legumes, com excepção da banana e do ananás que são produtos 'bandeira'), a generalidade do pequeno comércio vende mais barato.
em muito produtos de higiene e cosmética passa-se o mesmo fenómeno...
o problema é que o consumidor acha mesmo que nos hipers compra tudo mais barato.
Para aqueles que levam o carrinho, não será isto carjacking?
A grande criminalidade em Portugal está mesmo a aumentar.
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