tal como em muitíssimas outras coisas, cada um de nós é mais sensível a uns acontecimentos do que a outros, mesmo que tenham desfechos semelhantes.
por muito que nos tentemos enganar a nós próprios sobre a nossa 'independência', somos mais sensíveis às coisas que nos são mais próximas e as causas com que mais nos identificamos.
foi há 29 anos e lembro-me do local exacto onde comprei o jornal onde soube, pela primeira página, que bobby sands tinha morrido.
ao tempo as notícias sabiam-se pelos jornais.
hoje, pelos jornais, tenta adivinhar-se a percentagem de 'notícias' impingidas pelas agências de comunicação no conjunto daquele monte de papel impresso.
já aqui escrevi sobre o fantástico filme de steve mcqueen sobre os dias da greve de fome dos presos na prisão de maze.
a luta era por uma coisa simples, mas determinante: os presos queriam vestir a sua roupa pessoal, tal como qualquer outro preso no reino unido.
existem centenas de canções sobre bobby sands e os presos de maze.
dos pogues, aos wolftones, dos clancy brothers aos dubliners ou aos black 47, quase todos na irlanda já cantaram sobre aquela prisão e os seus presos.
esta canção de christy moore é daquelas que se os meus filhos ganhassem um euro por cada vez que a ouviram na infância estariam ricos e que faz com que algumas das suas 'canções de infância' sejam tudo menos canções infantis.
sobre bobby sands e sobre christy moore já aqui falei... hoje repito
3 comentários:
Fiquei com imensa curiosidade de ver o filme. A Irlanda tem muito jeito para retratar os seus fantasmas em cinema mas fico sempre com a impressão de que eles são profundamente perturbados. O último filme irlandês que vi foi o "The Magdalene Sisters". A "onda" é semelhante.
por falar nas magdalene sisters, aqui a versão do christy moore da música introdutória do filme, well below the valley:
http://www.youtube.com/watch?v=-mjWhMn-VnU&feature=related
e sim, recomendo vivamente o hunger
:)
a 'onda' é única... garanto
Eu confirmo que, se ganhasse um euro por cada vez que tivesse ouvido esta música estaria, hoje, rico e, mais, confirmo que ainda hoje estaria a aumentar essa contagem porque esta música está, como outras dele, tanto no iPod como no portatil... está em todo o lado!
Enviar um comentário