3 de março de 2010

o hotel verol, o hotel ladislau e manuel graça, glória do ciclismo nacional



existem, pelo menos que eu conheça, muito poucas referências históricas sobre queluz.
o peso do palácio sobre queluz é tão esmagador que todos os esforços para escrever sobre queluz ficam esgotados naquele edifício gigantesco cheio de histórias de rainhas loucas e sedentas de sexo e restante companhia a partilhar a antecipação da corrente swing.
as informações sobre o burgo de queluz são tão escassas que a minha primeira visita à biblioteca de queluz foi uma desilusão total.
ao perguntar por livros sobre queluz, o silêncio da resposta foi ensurdecedor...
talvez por isso a procura tenha mais interesse: cada pedacinho de informação leva a uma nova, e começam a pontas a poder ser juntas e a fazer sentido.

queluz tinha dois hoteis pelo começo do século 20:
o hotel verol e o hotel ladislau.
perto existiu também a rua da estalagem, o que me leva a supor que aquela espécie de beco entre a caserna do quartel e o edifício da antiga sede do 'desportivo', também existiu a dita que deu nome à rua.


o hotel verol ficava no largo do conselheiro victor, que hoje é o largo mouzinho albuquerque, mesmo ao lado do que foi o quartel dos bombeiros.
o hotel ladislau ficava um pouco mais acima na rua conselheiro victor, hoje avenida da republica, no prédio de esquina com a travessa do correia.
para mim sempre foi o prédio da oficina do senhor graça, o enorme manuel graça, glória do ciclismo nacional e do sporting, que eu gostava de olhar quando ia a pé para a escola do palácio.


do hotel ladislau resta pouca informação, para além de um muito fotografado folheto com preços de dormidas
de manuel graça restará sempre a memória do grande ciclista, do grande treinador, e do senhor que tratava de todas as bicicletas dos putos de queluz.

14 comentários:

T disse...

Uma bela evocação:)

Carlos Caria disse...

Pois é!!!
As memórias somos nós que as fazemos e que as deixamos para os vindouros, quando outros o não fizeram.
Sobre os Hotéis creio ter visto já um prato de hotelaria com o monograma de um desses hotéis não posso precisar qual, pelo que julgo da importância dos mesmos para terem louça monogravada.
Sobre o Manuel Graça, as palavras e as imagens, serão sempre poucas para tão ilustre glória do nosso ciclismo.
Ab amizade
Carlos Caria

carlos disse...

o manuel graça é uma glória também de queluz...

João Pedro disse...

Putos e menos putos. Podes falar dos Escoteiros de Queluz que, todos, la deixaram as suas bicicletas para revisão/manutenção, mudança de pneus, câmaras de ar ou dos Escoteiros Chefes que, à boa vontade do sr Graça lhe pediam Camaras de Ar e pipos para fazer jangadas nas suas actividades.

carlos disse...

imagina que eu era puto quando lá passava, sendo ele ainda um jovem.
imagina as gerações que passaram por ali e sempre ele os ajudou...

no teu caso até o filho dele foi teu treinador algum tempo...

Unknown disse...

Agora com 59anos, começo a achar piada a estas coisas...
Bicicleta era comigo! E era nesse local que já a minha mãe dava assistência à sua bicicleta, que depois passou para mim.
O sr.Graça, se não estou em erro, é cunhado do Artur Carreira (também outrora ciclista)filho do "Chico Patego". Não sei porque lhe chamavam assim mas, mas sei que não tinha qualquer sentido pejorativo, era o nome pelo qual eram identificados ele e a sua oficina.
Os meus maiores radicaram-se em Queluz há cerca de 100 anos e eu, nascida nesta terra, interessa-me a sua história e das suas gentes. Gostaria de trocar conhecimentos.
Isabelinha

carlos disse...

cara isabel,

é bom encontrar alguém com suficientes anos de queluz para 'pescar' algumas informações, confirmar outras e tentar procurar mais.

se quiser, deixe o seu mail que será excelente trocar informações...

Unknown disse...

Ao Carlos e a todos os que se interessem por Queluz:
Podemos manter o contacto por esta via, apesar de neste momento não ter muito tempo porque estou num processo de mudança de casa e, que horror...
Mas vou continuar em Queluz e num sítio bem emblemático.
Tenho muita informação de Queluz, sobretudo dos anos 60, mas também mais atrasada, pelo que me foi passado pelos meus pais, tios, avós e amigos de outras gerações.
Isabelinha

carlos disse...

cara isabel,

agradeciamos todos, se por acaso tiver tempo e disposição para tal, que enviasse alguma dessa informação que tem (fotos ou outra informação que seja possivel começar a pesquisar) para o mail 'central' do blog:
canjinha@hotmail.com

a t. tratará de distribuir essa informação.

obrigado

Unknown disse...

Caro Carlos
Acerca de informação sobre Queluz, infelizmente não possuo fotografias antigas. Aliás, tenho alguma coisa mas terei de procurar. Aquilo que tenho, isso sim, é na minha memória: sobre sítios, vivências, factos e pessoas.
Por exemplo, sobre o colégio Almeida Garrett, onde andei eu e a geração anterior à minha (família e amigos).
Como já disse, neste momento estou no processo de mudança de casa que só se finalizará (caculo)lá para Maio. Por esta razão não tenho muito tempo agora, mas não perdem pela demora...
Entretanto, se alguem tiver alguma pergunta a fazer, o que está na memória é rápido.
Isabelinha

Helena Reino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena Reino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena Reino disse...

Informação sobre o Hotel Ladislau
Esse predio foi a casa dos meus avós José Reino e Ermezinda desde 1951
O meu avô morou lá até 1985, depois ficou uma tia minha a viver nessa casa até 2018 salvo erro
Eu sou uma neta e hoje vivo na Suecia com o meu pai José Júlio Reino e a minha mãe Maria Natália

Helena Reino

Unknown disse...

Boa noite.
Com 58 anos ainda tenho a bicicleta guardada toda original que tem o símbolo Bicicletas Carreira.
Cumprimentos.