15 de junho de 2009

Cultura de Férias / Para a Clara




"É do conhecimento público que a Biblioteca Nacional vai fechar a fim de se mudar para as novas instalações na Cidade Universitária. A inauguração está marcada para Dezembro e pensa-se que os livros todos da Biblioteca só poderão estar em leitura em Fevereiro ou Março do próximo ano. Embora seja natural que haja um período de encerramento para mudança, é de estranhar que nesta altura, já tivessem sido fechadas as secções de Jornais e de Literatura. Também vai fechar a secção de História e Ciências Civis, esperando-se que, a partir de meados de Março, os serviços estejam todos encerrados.
Dado que uma grande parte das investigações sobre os diversos aspectos da cultura portuguesa depende da Biblioteca Nacional, como é que para uma mudança tão importante como esta não se põe um número suficiente de empregados a trabalhar de modo que ela se faça num mínimo de tempo? A mudança será também mais demorada porque, por uma questão de rigorosa economia (aproveitamento de espaço) , os volumes têm de ser dispostos nas camionetas que os transportam e nas câmaras de desinfecção segundo os seus formatos. Assim, uma mudança que poderia demorar cerca de três meses vai prolongar-se durante cerca de um ano, período durante o qual quase todas as investigações se suspendem, as teses dos estudantes universitários se interrompem, as bolsas para trabalhos cessam, numa palavra a cultura portuguesa fica de férias durante um ano!
Tive ocasião de percorrer as novas instalações. Verifiquei não apenas a sua largueza e elegância requintada como o seu luxo... Não posso deixar de achar estranho o contraste com a modéstia de recursos demonstrada nos trabalhos de mudança."

Vera Lagoa, 15/4/66
Bisbilhotices, Diário Popular
Fotografia
Biblioteca Nacional, construção Data(s): 1961 Goulart, Artur

2 comentários:

MCA disse...

Obrigada! Texto muito interessante, mais ainda lido a esta distância. Posso publicá-lo na BdJ, com a devida vénia?

T disse...

Com a vénia à Maria Armanda Falcão. Eu só o transcrevi:)
Ainda bem que gostaste de ler este apontamento.