31 de outubro de 2008

o terminal de contentores de alcântara

reconheço que, ao contrário da generalidade do portugueses, não percebo nada de terminais de contentores.
imagino vagamente que um bom terminal de contentores necessita de estar num rio com estuário relativamente largo e águas profundas e que deve oferecer um serviço rápido e eficiente para a generalidade dos cargeiros e as necessidades do comércio internacional.
imagino que deva ficar mais perto dos locais de grande consumo que, por exemplo, sines, para evitar que andem milhares de pesados a circular na estrada com consequente gastos de combustíveis, queima de co2, possiveis acidentes, etc.
quanto á localização diria que, sem precisar locais, acho que deveria estar o mais próximo de lisboa possivel (o porto já tem o seu com o porto de leixões no rio leça).
também não vejo nada que contrarie a tese de decidir já o que fazer do terminal de contentores de lisboa, mesmo tendo este ainda uma concessão para mais alguns anos.
fosse qual fosse a decisão, teria sempre que ser tomada uns anos antes de terminar concessão existente neste momento

a minha questão é apenas uma:
fosse qual fosse a empresa actualmente concessionada; fosse qual fosse o seu excelente ou péssimo desempenho enquanto concessionária; fossem quais fossem os seus administradores
era absolutamente obrigatório que fosse aberto um concurso internacional para o estudo do terminal de contentores (ali ou noutro local).
se acrescentarmos a isso o facto do presidente da empresa concessionária ter sido ministro dum governo do partido que actualmente governa o país e ser um dos seus mais influentes dirigentes, esta decisão aproxima portugal, o governo português e o seu primeiro ministro, do burkina faso, do governo da somália, ou do senhor josé eduardo dos santos.

esta é uma decisão de quem não tem espinha, nem moral, nem ética, nem vergonha na cara.
é, pelos vistos, uma decisão do governo do senhor josé sócrates.

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