22 de setembro de 2006

aux marches du palais, romances & complaintes de la france d'autrefois

a 'le chants de la terre' pretende estabelecer pontes entre as tradições escritas e orais de um modo muito mais 'estudado' e complexo do que aquele que normalmente os músicos que se ocupam do que agora chamamos 'músicas do mundo' fazem.
o que pretendem, é fazer com os conhecimentos técnicos e históricos que possuímos no século xxi, tratar o legado musical ligado à história do hexágono a que agora chamamos frança e dos povos que o habitaram durante séculos.


esta pequena delícia


Image Hosted by ImageShack.us

vai buscar, desde canções ainda hoje cantadas pelas crianças francesas ('en passant por la lorraine', aqui na harmonização de arcadelt) até canções recolhidas nos campos do béarn já este século.
pelo meio muita música dos séculos xv a xix tocada com sanfona, gaita de foles, corneto, viola barroca, flautim, percussão e 3 as vozes absolutamente magníficas de claire lefilliâtre, serge goubioud e marco horvat.
algumas canções lembram as famosas 'chants à dance et à repondre' uma espécie de canções cantadas alternadamente por dois cantores que vão desfiando a mesma história (não se trata de cantar ao desafio, mas sim de cantar em alternância), outras não escondem as influências da música litúrgica dos finais da idade média (ou o mais provável, que foi esta que influenciou a litúrgica e não o contrário), outras ainda com as belas harmonizações tradicionais a 'abrir' os acordes com o canto.

este é um excelente disco
... e ainda por cima a um preço pornograficamente barato, se comparado com quaisquer outros discos acabados de lançar.


comprem-no,
ou, pelo menos, oiçam-no.
merece o tempo que lhe dispensarem.

Sem comentários: