28 de maio de 2006

esforço, devoção, dedicação e êxito



por razões diversas, tropecei em vários locais e situações nos últimos tempos com o tony carreira.

o tony carreira é um caso de sucesso e discrição notáveis.
a primeira vez que reparei nele, foi aquando duma série de concertos esgotados no coliseu de lisboa, acabado de esgotar o mítico zénite de paris.
para qualquer outro artista, um dia esgotado seria um êxito.

o tony carreira tinha esgotado 3 dias e com meses de antecedência.
este mês voltou a fazer o mesmo no pavilhão atlântico.
com cerca de 4 meses de antecedência tinha a sala esgotada.
o tony carreira não é um 'pimba' clássico.
tem, comparativamente, mais exito em dvd do que em cd.
o concerto do pavilhão atlântico do ano passado foi dos dvd's mais vendidos do ano em portugal e o do coliseu deste ano vai pelo mesmo caminho.
olhando mais de perto, verificamos que este êxito se deve a um trabalho altamente profissional na produção dos espectáculos (grande orquestra, largos coros, 'banda' clássica).
(a sua série de concertos no olympia em paris valeu-lhe um album que esteve 37 semanas no primeiro lugar de vendas em portugal no ano 2000)
uma homepage
estéticamente limpa e boa.
uma entrega às admiradoras (90% dos seus fans) completa e total (no final do concerto do pavilão atlântico esteve 3 (três) horas a assinar autógrafos, até que a última pessoa que o queria recebesse o seu autógrafo; quase todas as semanas janta com um dos seus muitos clubes de fans)

este ano, a sua digressão de verão é feita maioritáriamente... em campos e estádios de futebol.
no mesmo mês que esgota o pavilhão atlântico, marca um concerto para o estádio do estrela da amadora. logo seguido de um outro num pavilhão do cacém. e continua o verão com concertos do estádio do leça, no pavilhão de montemor, no campo de fafe, do marco de canaveses, de olhalvo, europarque, estádio de famalicão... e isto apenas uma parte do que vai fazer até ao final de próximo mês.

o fenómeno tony carreira deveria ser bem melhor estudado por alguns artistas que acham que têm exito e se contentam com o que vendem, se queixam de não os apoiarem e até se queixam do assédio dos fans (as três horas a assinar autógrafos depois dum concerto com o pavilhão atlântico cheio, deveria ser uma pista de humildade).

olhando para este homem e ouvindo alguns músicos portugueses de 'sucesso'... até dá vontade de rir... ou chorar

Sem comentários: