28 de abril de 2005

As duas faces

Parafraseando o ABS, num comentário ali em baixo, as estupidez tem sempre duas faces, como numa moeda. Este post é exemplar ao ilustrar essas duas faces da estupidez: a do(s) visado(s) e a do autor.

A Ximenes o que é de Ximenes, a Alkatiri o que é de Alkatiri

Para todos os que, como eu, andaram a aplaudir Ximenes Belo, em Lisboa, aqui está o que já deveríamos esperar: uma tentativa de golpe político em defesa de um Estado confessional. Um bispo incapaz de aceitar a liberdade religiosa. Um bispo incapaz de aceitar a legitimidade de um governo democraticamente eleito. Um bispo incapaz de regressar ao templo, depois de instaurada a democracia. Fica a dúvida: se 96% da população é católica, porque o preocupa tanto que as aulas de religião e moral sejam facultativas? E fica a suspeita: que a Igreja de Timor só diga alto o que homens como Ratzinger pensam baixinho. Mas Timor é uma lição: a defesa de um Estado laico é uma das principais garantias de um Estado democrático. Esperemos que a jovem democracia timorense ultrapasse, mais uma vez, este obstáculo.


PS: Nem dei por ele se ter ido embora. Ximenes Belo já não é o bispo de Dili. Ou seja, onde liam Ximenes devem passar a ler Igreja Católica timorense. A mesma que aplaudimos, representada por Ximenes, há uns anos.
By Daniel Olviveira, in Barnabé

O PS foi acrescentado 24 horas após o post original.

Sem comentários: