22 de dezembro de 2004

Multi Comments (4)

Fernando Pessoa é genial. Comer bem é longe das cidades. Lulu com correcta análise económica de "trazer a Bairrada para Lisboa". U2 é bom e Xutos & Pontapés também. "Pensar no que o futuro vai trazer" é uma forma esquerdista de ser supersticioso. Quem é de direita sabe que o futuro não traz nem deixa de trazer nada, o indivíduo é que com o seu mérito, vontade e liberdade vai buscar alguma coisa ao futuro.

O melhor da noite de Lisboa é nunca ser verdadeiramente fria (e andar sempre muito longe disso). O melhor da manhã de Lisboa é o céu azul, sem nuvens e com Sól mesmo em Dezembro, tal como hoje.

Política... here we go again... o último governo e também os governos em geral mas particularmente aqueles governos que são apanhados na má conjuntura económica e aqueles que na Europa têm coragem de mudar alguma coisa - são julgados de diversas formas, sendo que uma forma delas é absurda: uma coisa é dizer que um governo é mau porque não atingiu os objectivos que pretendia ou não cumpriu o programa; outra coisa é dizer que é mau porque nós não concordamos com os objectivos ou com o programa do governo. Esta segunda hipótese é absurda pois não é fundamento para dizer que o governo é "mau", é sim fundamento para dizer que não concordamos com o governo. Eu concordei com o PS quando disse que a educação era uma "paixão". Eu disse que o PS era mau (era péssimo) quando o PS não consumou a sua paixão (ao não "privilegiar" a educação).

Por exemplo, o último governo português pode ter sido mau por não ter conseguido liberalizar o mercado de arrendamento, mas não foi mau por ter tomado essa decisão política. Quem não gosta dessa decisão pode dizer que ela é injusta, socialmente indesejável, etc., mas não pode dizer que o "governo é mau" por tomar essa posição. Dizer que o governo é mau pelas grandes decisões políticas que toma faz tanto sentido como dizer que a "direita é má" ou que a "esquerda é má".

Finalmente, um governo pode ser apropriadamente adjectivado de "mau" quando a política é má do ponto de vista moral. Participar numa guerra injustificada é mau.

Sem comentários: