19 de novembro de 2003

Porque hoje é quarta feira...

... estou contente!
Não sei de onde me vem este hábito. Acho que é desde o sétimo ano de escolaridade em que não tinha aulas à tarde e, a quarta, me parecia um sábado. E hoje em dia mantém-se, também, um dia meio feriado: é o meu dia de passear pelo hospital, visitar os amigos de outros pisos, saber as novidades e tratar das pequenas merdices que vão ficando penduradas.
Além do mais é o meio da semana, o dobrar do cabo das tormentas, o avistar do fim-de-semana que se aproxima.
E ainda é (ou era...?) dias de jogos europeus e de grandiosas vitórias.
Enfim, é quarta-feira...

E porque não faço greve?
Não faço porque considero uma forma de luta ultrapassada, datada, resquícios do século XX. Porque só tem sentido quando existe um confronto directo entre os trabalhadores e os patrãos, onde se ganha ou se perde, e terceiros não são envolvidos. Especialmente no meu caso, como funcionário público, não tem nenhum sentido: O "patrão" acaba por não perder (até ganha, às tantas!), nós perdemos migalhas (1 ou 2 dias de trabalho), só os terceiros (os utentes) perdem. E especialmente, no caso dos médicos, é imoral fazer greve de manhã ao hospital e, de tarde, ir facturar para o consultório.
Há-de haver outras maneiras, mais inteligentes, de lutar pelos nossos direitos (e deveres, já agora....). Eu não sei quais são, nunca pensei nisso muito a sério mas, para isso, estarão cá os sindicatos.

E bezanas, porquê?
Porque gosto!
Gosto de cerveja, de vinho, de whisky, de rum, de conhaque, de... só não gosto é de Martini, detesto!

Sem comentários: