26 de setembro de 2003

Estórias da minha infância (3) – Uma casa com três sabores

A casa da minha avó tinha 3 sabores.
A casa da minha avó ficava na parte velha da cidade, lá no alto junto à fábrica da Rolha, na rua da Cooperativa.
Ia à casa da minha avó, pequeno, com a minha mãe. Ia só para uma pequena visita ou então para estar um bocado da tarde, ou ainda para ver o meu avô, nessa altura já muito doente, pregado na cama.
Ia à casa da minha avó, pequeno, com os meus pais almoçar aos domingos e lembro-me dos três sabores, ou de três cheiros, de três coisas que lá comia.
Uma delas era o Ovomaltine. O Ovomaltine foi um dos primeiros pó-de-chocolate para misturar no leite. Tinha umas lata azuis e brancas com desenhos de atletas a vermelho e dava, de brinde, uns bonequinhos. E o melhor, tinha um sabor a… ovomaltine, único, maravilhoso, talvez mistura de ovo com chocolate ?… Gostava tanto que, quando ninguém via, enfiava-me na dispensa e comia às colheradas.
Este era um sabor de sempre que lá ia. Os outros dois eram só pelo Outono e vinham associados ao frio, à chuva e ao quase Natal.
Em primeiro as papas de milho. Faziam-se na altura dos Santos (1 de Novembro) e comiam-se já descansadas e duras, tipo sobremesa, com mel a escorrer por cima… uma delícia!
A outra eram as pratadas de romãs, com os baguinhos descascados um a um, misturados com açucar louro que fazia uma molhenga melada de chorar por mais… Ai! Ainda me cresce água na boca!
Um dia o meu avô morreu e a minha avó ficou ainda mais velha, decidiu-se vender a casa.
Vendeu-se a casa, despareceram os cheiros, os sabores… nunca mais lá fui, nunca mais passei na rua da Cooperativa.


PP: uma parte do meu mistério já foi resolvido graças à T ;) Mas ainda resta: quando foi? como foi? e mais difícil, porquê nós?

PPP: Neste fds estou de banco no sábado e vou a um sítio único no Algarve, a
Rocha da Pena, comer uma galinha de cabidela com uns amigos.

PPPP: Vagabundeio à toa por diversos blogs. A tal senhora ainda continua à
procura de marido, um tal alexandre tenta-se equilibrar no arame e o meu pipi… bem, começo a achar que só aguenta aquilo para manter acesa a imensa mole de fans! Atenção: passámos as 2.000 visitas. Um feito histórico!

Sem comentários: