14 de dezembro de 2012

f, de flamenco




a minha relação com o flamenco tem 3 episódios marcantes:
a primeira vez que me cruzei verdadeiramente com ele foi a falar sobre ele.
estava eu numa discoteca (entenda-se loja onde se vendem discos) em zamora nos idos de 70 e, ao mesmo tempo que fazia um ‘download ilegal’ duma cassete dos beatles com o seu último trabalho, ‘dejalo así’, a minha conversa com a funcionária da loja versava sobre uma cassete de flamenco que estava a tocar.
à minha afirmação de não gostar daquele estilo, ela me respondia que para gostar era preciso compreender.
ainda hoje lhe estou grato.
não por estar distraída para com a edição em castelhano do ‘dejalo así’, mas pelo sábio conselho que me deu.
o segundo encontro com o flamenco foi na década seguinte no filme de carlos saura, carmen.
carmen é uma espécie de aula prática sobre o flamenco, a postura, a intensidade, a entrega, a emoção. um elenco de luxo com antónio gades, laura del sol, paco de lucia, cristina hoyos e pepa flores (essa mesmo, marisol).
antónio gades, ao explicar como se deve dançar fez-me finalmente compreender o flamenco e aquela atitude ‘de galo’ que eu odiava.
as companhias de teatro, dança e os músicos, deviam vender bilhetes para os ensaios, que normalmente são muito mais interessantes que os concertos.
o terceiro, um pouco mais tarde, foi o primeiro verdadeiro concerto ao vivo de flamenco a que assisti:
o enorme el pele.
lembro o ar entusiasmado com que el pele apresentou um rapaz que estava a tocar com ele e de quem prometeu um enorme futuro, vicente amigo. tinha razão! é seguramente um dos melhores guitarristas de flamenco de sempre.
depois foi a descoberta natural de nomes como cameron de la isla, paco pena, tomatito, diego el cigala, enrique morente, os pata negra.
devo â funcionaria da discoteca de zamora, a antónio gades e a el pele o meu gosto pelo flamenco.
bem hajam.
em 2010 a unesco declarou o flamenco como património da humanidade.

aqui podem ouver um dos programas da série que a televisão da andaluzia realizou sobre o flamenco.
é uma excelente porta de entrada.

el sol, la sal y el son

2 comentários:

teresa disse...

Muito bom, e por cá temos bons intérpretes . Um deles, que quase vi nascer, deu aulas a um grande maestro português, com idade para ser seu avô (e ele, com a modéstia das pessoas grandes, colocou a informação no currículo). É fantástico, este miúdo, o Paulo, que toca e bem temas de Vicente Amigo (entre outros).
http://www.paulocroftdemoura.com/

Luna disse...

Gosto muito de o ler.
E de aprender.
E gosto de flamenco :-)