29 de abril de 2011

A casa de Tinop

Um dos autores que muito prezo e que escrevem sobre Lisboa é Tinop, . Devorei o"" Lisboa D`Outros tempos", fiquei feliz quando a Telma me arranjou o" Lisboa de Outrora", embora ainda me falte o terceiro volume. Ensinaram-me a não acreditar em acasos, mas sim em encontros. Outro dia, tropecei na placa que existe na Rua dos Arameiros (a designação toponímica tapada por um feio toldo, ai Lisboa) e que identifica onde morou João Pinto de Carvalho (Tinop).



Hoje, ao folhear um Século Ilustrado dou de caras com este artigo. Pensei, não é tarde nem é cedo, é o momento oportuno para mostrar Tinop. Afinal, coabito com a obra dele há muitos anos e em perfeita harmonia.
É tempo de o lembrar, reeditar e de o ler. Devolve-nos uma Lisboa buliçosa, cheia de enredos e histórias deliciosas. Estamos sempre a tempo de as ouvir.
Para ler, clique na imagem e amplie.

4 comentários:

Anónimo disse...

Curioso e engraçado.

Carlos

José Nero disse...

Lisboa de outros tempos de Pinto de Carvalho e Portugal de relance de Maria Rattazzi, duas obras fantásticas que todos devem ler. Esta ultima editada pela 1º. vez em 1879 e com 2º. edição de 2007 é de uma actualidade impressionante.

T disse...

Sim...a polémica sobre a Ratazzi é muito engraçada:)

José Nero disse...

O livro de Maria Rattazzi é de uma actualidade impressionante, no que diz respeito à incapacidade que temos em aproveitar as potencialidades do País, de não sabermos agarrar as oportunidades que vão aparecendo. Aprendi e reflecti muito com a leitura deste livro. Sobre a polémica que o livro na época trouxe, Ramalho Ortigão concordou com o que foi escrito, mas Ramalho Ortigão era muito evoluído para aqueles tempos. Actualmente precisamos muito de Marias Rattazzi e de Ramalhos Ortigão. Venham eles.