8 de agosto de 2010

O taxista viúvo

Image and video hosting by TinyPic

Entro esbaforida e carregada de tralhas, cumprimento e digo a morada para onde quero ir. O ambiente é fresco, graças à gentileza do  ar condicionado e a ansiedade quebra aos poucos. Não sei quem inicia a conversa, raramente isso não acontece, mas o taxista começa a contar-me a sua vida. Viúvo há  alguns anos, gostava de ter uma companheira, não para sexo, para isso já não, diz ele veemente, mas para dar passeios e limpar a casa um do outro em conjunto. É tão bom ter companhia, acrescenta. Mas não consigo arranjar ninguém. Eu  já no fim do percurso e meia à pressa,, digo-lhe com todo o carinho de que sou capaz, mas  olhe, há tantas senhoras também sozinhas. Certamente arranjará alguém de quem goste. Ele triste, abana a cabeça. Não há quem me queira fazer companhia. E ficamos assim, chegados às ruas de Arroios.

Foto de Armando Serôdio, 1963, AML

5 comentários:

Luísa disse...

A T costuma ter histórias mais alegres com táxis!
Infelizmente a "doença" do taxista tornou-se uma epidemia. Parece que as pessoas estão a perder o prazer de fazer companhia "só por fazer". É pena! Não sabem o que perdem, até ao dia em que se tornem "taxistas viúvos".

T disse...

Pois costumo, mas este foi o meu último taxista. E impressionou-me.

teresa disse...

Mais uma bonita história em táxis, incrível como elas surgem:)

Miguel Gil disse...

O que me entristece nesta história não é a solidão, mas sim a resignação a ela demonstrada pelo taxista. Entristece-me e assusta-me.

Teresa Santos disse...

A solidão é um (apenas MAIS um) dos grandes dramas das Sociedades ditas modernas.
Há quem minimize esta realidade, só que não estamos perante uma situação de somenos...