26 de agosto de 2010

As imagens da net

Nada aparece na net, sem trabalho ou autoria de alguém. Penso que tudo é passível de ser usado, é simpático referenciar porém donde as imagens foram retiradas, quem as recolheu ou tratou, ou mesmo fotografou. Hoje sem intenção descubro um álbum de fotos de um senhor que se intitula sonhador 13, que nas duzentas fotografias que mostra mais de metade são deste blogue, que nunca porém é referenciado.Os textos também são amplamente baseados dos nossos. Francamente não gosto de usar marcas de água nas fotos que aqui exponho, mas se calhar é uma ideia. Mas outra ideia boa, seria pugnarmos pelo cuidado nas fontes que usamos e sermos éticos nas nossas condutas.

8 comentários:

teresa disse...

Em tempos, enviei-te um ppt recebido por suspeitar que muitos dos diapositivos tinham sido feitos a partir de imagens do «Dias» por ti digitalizadas a partir de livros e revistas antigos.
Tenho tido o cuidado de indicar fontes sempre que não utilizo as fotografias por mim tiradas, embora repare que, pontualmente, a referência é algo aleatória (muitas das vezes, a mesma imagem é apresentada em diversos blogues ou sites sem menção de origem, em algumas ocasiões escolho uma das referências, apesar da sua 'triplicação' na net, quando já foram muito copiadas fico sem saber como proceder).

Muitas das que não referencio são recebidas por mail, sem menção à autoria, muitas das vezes em diapositivo que transformo em fotografia, quando me parecem as imagens mais originais ou apelativas.

Acontece que quando a imagem teve origem num sítio exclusivo, é realmente abusiva a sua apropriação sem a respectiva referência.

Reparo que algumas trazem realmente a marca impossível de camuflar.

T disse...

Sim, eu vi esse ppt. Tem fotografias nossas e do Arquivo Municipal.
O mal de difundir as fotografias via e-mail é um pouco esse, dilui-se a autoria. E se reparares os ppt também são sempre anónimos.
Mas tu tens sempre cuidado em referenciar as imagens e és exemplar nisso.
Nem se trata de direitos ou não, mas sim de delicadeza e ética.

DIFERENTES SOMOS TODOS NÓS disse...

O Correio da Manhã diria o seguinte:
"Sonhador 13
Nascido a 13 de Maio apanhado o roubar fotos"

T disse...

Risos.

ABS disse...

Marca de água, já. A indelicadeza pode ter outros nomes menos bonitos.

Miguel Gil disse...

Este espaço de divulgação, consulta, convívio e lazer (blogs, redes sociais, sites, etc.) deve continuar tal como está, mas perante este caso temos que considerar duas coisas:

1.º Referência às fontes:
A utilização de uma imagem digitalizada, de uma foto ou de um texto (mesmo em parte ou reescrito) sem referência à fonte é reprovável, não abona no carácter de quem o faz e deve ser denunciado enquanto tal – Abusador e Plagiador.

2.º Referência de autoria:
A reprodução de fotos e texto de autoria sem a respectiva menção do autor, mesmo que seja reprodução de parte, é crime, mais grave que a não referência da fonte. É crime contra a propriedade intelectual, e deve ser denunciado enquanto tal.

Sugestão ao sonhador13:
Dado que este espaço é de pessoas que o querem utilizar como espaço aberto e livre à expressão de todos e no respeito pelo outros e considerando que: o sonhador13 (nascido na bela data de 13 de Maio) não é uma má pessoa; fez isto (apesar de repetidamente) sem consciência da falta de ética e do crime que estava a cometer; está aberto a se redimir e corrigir os factos, sugiro que o sonhador13, retroactivamente, coloque as referências de onde ‘retirou’ as imagens, da autoria das fotos e dos textos onde encontrou ‘inspiração’, ou as elimine pura e simplesmente do seu fotolog. Coragem sonhador13, vai ver que não é difícil!

Pirataria.
Eu até simpatizo com os piratas, mas este caso não é pirataria, é outra coisa pior. O pirata nunca diz, em benefício da sua dignidade de pirata, que a coisa é sua. O pirata vangloriza-se de a ter roubado a.
O sonhador13 está a tirar aquilo que foi CRIADO por outro, e neste caso tirou muita coisa criada pela Teresa Guerreiro (e pelos visto tb de outros) e não refere nem a quem nem onde as roubou.
Eu não condeno a pirataria bem feita, mas este ‘roubo de esticão’ é reprovável, não abona nada no carácter de quem o faz, demonstra falta de apreço pelo trabalho criativo dos outros e não lhe dá crédito entre os piratas.
Vou ao fotolog denunciar a situação.

Bic Laranja disse...

Uma tristeza!
Cumpts.

Miguel Gil disse...

É incrível a página do sonhador13.
Quase todas as imagens (pelo menos entre Dezembro de 2009 e hoje) foram retiradas do Dias. Nenhuma tem referência ao autor ou à fonte. Na apresentação da 'foto' são usadas as palavras da legenda publicada no Dias
Denunciei, foto a foto, todas as que verifiquei terem sido 'roubadas' [até ficar com os olhos em bico].