4 de maio de 2010
Golfinhos no Tejo
"Era um belo grupo com cerca de 10 animais, que avistei com alguma emoção junto ao Pontal de Cacilhas, vinham os meninos do Mar da Palha. Despertaram outras atenções, nomeadamente da parte de uns pescadores motorizados que os perseguiram Tejo abaixo, perturbando os visitantes com o ruido do motor da embarcação."
Em que década terá sido feita tal descrição?
Não foi assim há tanto tempo: em 2008!
E pode aindaser reforçada com este texto retirado do blog "Verdes de Lisboa".
"Foram avistados golfinhos no Tejo nas últimas semanas (4 DE AGO DE 2008), umas vezes na Margem Sul e outras na zona ribeirinha de Lisboa. Ao contrário da crença comum, segundo a qual esta espécie desaparecera do Tejo na década de 60 do século passado, os golfinhos voltaram a surgir no rio. Embora o facto possa espantar o cidadão comum, biólogos marinhos e profissionais que trabalham no rio dizem que não é de todo inédito o aparecimento destes mamíferos no estuário nos últimos anos.
Apesar de também apelidados de ‘roaz corvineiro’, não são só as corvinas que fazem as suas delícias. Comem o que lhes aparece: choco, incluindo espécimes recém-nascidos, cavala e outros pitéus.
Um mestre da Transtejo confirma-o: “De há seis ou sete anos a esta parte, têm aparecido grupos de quatro ou cinco, e quando eu fazia a carreira do Montijo avistava-os com regularidade entre Junho e Julho. É nesta altura que o peixe vem fazer a desova no estuário, e eles vêm à procura de alimento”. O mestre diz que os encontrava com maior frequência no mar da Palha, por se tratar de uma zona mais limpa."
A T foi certeira!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Com "pescadores motorizados"...lá se foi o meu palpite.
Pelo rebocador da foto, será finais dos anos 60.
Carlos Caria, a foto é só para ilustrar a descrição ;)
Mas é muito provavél que rondassem golfinhos ou roazes à volta daquela embracação... ; )
JQS...os pescadores ao largo do Tejo ja andam motorizados há muitas décadas, certo? ; )
Pois, mas golfinhos no tejo fez recuar o meu pensamento quase para os anos 10 ou 20...
:)
Curioso que, não há muitos anos, recordo-me de uma "sensação", que foi a passagem da golfinhos nas mais que poluídas águas.
Mas parece que foi um episódio fugaz.
Quando falei dos finais dos anos 60, foi quando avistei por várias vezes alguns golfinhos no Tejo, dado que viajava muito nos barcos da carreira Trafaria/Belém, por volta dos anos 60/70 e ainda havia golfinhos no TEJO.
Mas a descrição não foi feita em nenhuma das décadas indicadas, por vós
2008, risos:)
Certo T!! Mas como se chama a década onde se arruma 2008? ;)
Enviar um comentário