29 de abril de 2010

Tanto mar: algumas notas soltas sobre a amizade...

Image and video hosting by TinyPic
(fotografia de Manuela Matos)
Conheci a Brigitte D. há mais de vinte anos e soube, desde o primeiro momento, que seria uma amiga com maiúscula. Apesar da distância e de conversas cada vez mais espaçadas, fica a constante sensação de nos termos despedido na véspera com um «até amanhã». Desde sempre a descobri determinada: em poucos meses e com um curso intensivo de Português feito no país de origem, conseguia conversar sem o acanhamento de saltar concordâncias – coisa que quase invejo não conseguir fazer, já tendo ouvido o depreciativo ‘perfeccionista’.
Após ter leccionado Estratigrafia na capital angolana, esta normanda percorreu o país-natal a trabalhar em diversos projectos científicos. Gostei de a poder rever em Orleans e, mais tarde, em Perpignan. A amizade é assim mesmo, está dela ausente a contabilidade de quilómetros ou de dias de jornada...


Image and video hosting by TinyPic
(fotografia de Guy Moll)
Hoje na Normandia, a acompanhar uma família de mãe , 6 irmãs e respectiva prole, começámos a falar espaçadamente, trocando postais através de um endereço electrónico que, frequentemente, me envia belíssimas imagens de várias épocas e latitudes. Foi assim que há pouco fiquei orgulhosa por ver como há quem, noutros territórios, valorize o que é nosso. Decidi, pois, partilhar uma pequena fracção do recebido. Apesar de serem locais fáceis de identificar, deixo as fotografias em jeito de adivinha. Para concluir, mesmo podendo tratar-se de um lugar-comum (o quotidiano também deles se constrói) ficou a reflexão de não serem os brancos e os azuis e tanto, tanto mar, apanágio de alguns mediterrânicos pedacinhos de Paraíso terreal publicitados em catálogos turísticos.
Certamente conseguirão, sem dificuldade, localizar as duas belíssimas imagens.
Agradecimentos: L'Intern@ute Magazine

Quanto à primeira imagem, acertou o José Quintela Soares: «o Pico fotografado da baía da Horta». A segunda foi captada em Portimão.

2 comentários:

José Quintela Soares disse...

Na primeira foto, o Pico fotografado da baía da Horta.

teresa disse...

Está certo.