2 de janeiro de 2010
As Janeiras ou sugestão do post anterior
Em todos os dias do ano, cantos de feição vária e significado por vezes obscuro assinalavam os ciclos subtilmente relacionados da vida do homem e da natureza.
A assimilação dos velhos cultos agrários pela Igreja, ao consagrar a coincidência dos calendários agrícola e cristão, não evitou, todavia, que se possam adivinhar, em datas santificadas ou marcadas por práticas religiosas ortodoxas, os testemunhos insuspeitos de liturgias pagãs.
(imagem e texto: Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça, Cancioneiro Popular Português)
A associação é curiosa, essencialmente por ter sido reavivada poucas horas após o visionamento do filmeÁgora actualmente em exibição. A criação de cenários como o da antiga Alexandria com o farol e a biblioteca bastaria - caso o argumento fosse frágil - para deliciar o olhar.
E a ideia também surgiu ao ter ido rever na Wiki a referência à festividade das Janeiras, felizmente ainda mantida em alguns locais do nosso país:
«As Janeiras ou cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.
Ocorrem em Janeiro, o primeiro mês do ano. Este mês era o mês do deus Jano, o deus das portas e da entrada. Era o porteiro dos Céus e por isso muito importante para os romanos que esperavam a sua protecção. Era-lhe pedido que afastasse das casas os espiritos maus, sendo especialmente invocado no mês de Janeiro.
Era tradição que os romanos se saudassem em sua honra no começar de um novo ano e daí derivam as Janeiras.»
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Aproveito para deixar o convite para as "Janeiras",cantadas em Oeiras pelo grupo CRAMOl e seus convidados "Quatro ao SUL", em Oeiras, começando na Igreja matriz e seguindo pela vila, 6ª feira,dia 8, a partir das 21h00.
Olá amiga,
já tinha recebido o teu convite, mas será dia de 'convívio' com a inspecção (nem poderei estar na faculdade, o que tanto gosto).
Espero que não te esqueças de me convidar para outros eventos do CRAMOL. Quando tivermos a primeira apresentação pública do 'Outros Cantos' também te irei informar.
Beijinhos:)
Enviar um comentário