30 de outubro de 2009

tempo de recolectar em fajão

4ª estação, os tortulhos
e resumo da matéria dada


como sabem, os tortulhos são uma espécie de instituição sagrada em fajão.
a sua curta época faz com que se ande por todos os lados em busca dos tesouros.
como este fim de semana a coisa estava para mim suficientemente rica, nem pensei nos tortulhos, até o meu irmão me convidar para comer uns.
deliciosos por sinal, e abrilhantados por um vinhito mesmo a calhar.

no caminho de regresso, já depois de apanhar uns pinhões e mais umas avelãs, e já quase na hora de vir embora, ele, provavelmente o maior apaixonado de tortulhos, indica-se dois enormes exemplares em local de quase impossível acesso.
sabendo ele que impossíveis acessos são coisas que não se dizem a mim.

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

e lá fui recolher os ditos para pagar o oferecido repasto.

e o resumo da matéria dada:
Image Hosted by ImageShack.us

as nozes, as castanhas e avelás, o anis, as uvas morangueiras late harvest e os figos por baixo destas.
os limões já estão escondidos...

5 comentários:

T disse...

Gosto sempre de ler estas tuas histórias de omidinhase bebidinhas fajonenses:)

J. disse...

"carlitos" (eu usei aspas! :)) e porque é que não vais até lisboa com todos estes deliciosos ingredientes e fazes um banquete para nos? ;)

eu levo o vinho! :)

Gin-tonic disse...

Ainda está a ouvir a avó a dizer: "raios partam o moço, tudo o que vê cobiça!"
Chegada à quarta estação sente-se maravilhado, encantado. Este gosto pela terra, pelos cheiros, pelos costumes, deixar-se ir no encantamento das coisas simples, coisas inexpressivas pentaedas pela doçira dos crepusculos serranos.
Há-de voltar a Fajão... há-de...

carlos disse...

jotinha, podes returar as aspas à vontade.
por uma razão estranha, é agora depois de velho que me chamam carlitos.
tive um intervalo ali entre os 9 anos e agora a fase geriátrica em que me chamavam carlos, mas já passou.

carlos disse...

quanto aos petiscos, como sabem a asae impede-me de fazer transporte de bens sem a necessária guia de transporte ou factura.
terão que os comer em fajão :)