28 de setembro de 2009

Pede-se definição de 'manifestações zoológicas'...

Image and video hosting by TinyPic
(agradecendo à R. a divulgação deste 'manual de instruções' de há quase meio século)

… no baile

A tua dignidade não te permite frequentar salas públicas de baile.
Em família, tratando-se de pessoas conhecidas, numa recepção imposta pelas condições sociais, é permitido.

ESTÁ ATENTA, PORÉM, AO SEGUINTE:
- Se pressentires perigo, com dignidade e delicadeza, recusa-te a dançar; ou interrompe a dança, a meio do número, se vês que o perigo é sério.

- Alguns ritmos modernos, que se apresentam com aparência de rumorosa alegria, tipo yé-yé, «tuíste», etc., não são dignos de uma jovem educada, mas… apenas exprimem manifestações zoológicas, nas quais se inspiraram.

Milena Albanese, Cortesia Feminina, s.d. (embora me pareça ser do início da década de 60)

5 comentários:

Luísa disse...

Na parte das conferências até compreendo e concordo. Nada mais aborrecido do que ver os retardados a entrar e a pedir para passar no meio da audiência que chegou a horas!!
Mas a parte das danças. Perigo? Se o perigo for grande? O que seria entendido por perigo?? Mesmo para a década de 60... acho que estava um pouco atrasado. E quanto ao yé-yé e o twist terem origens animalescas... é coisa que desconhecia por completo! :p

Paula disse...

eehheeheh
estas palavras com significado dubio , deve ser para combinar com a " geometria do espaco " ontem do Ant Vitorino a comentar ontem na RTP , o F. ate disse n vezes para o ecran ( como se o ecran o escutasse , lol ) q ja estava a ficar cansado da geometria
eheheh
sera q tal perigo zoologico era por alguns dancarinos saltarem nem macaquitos ???
ai q tempos q voaram !

teresa disse...

A mim, as manifestações zoológicas fizeram-me lembrar um 'diz que é uma espécie de Maio de 68', mas transposto para o zoo'...

Quanto à geometria do espaço, fez renascer a 'geometria no espaço' e as aulas de Matemática em que a professora chamava 'a Terra', repetindo ao longo da aula: 'em casa de ferreiro, espeto de pau' (isto de ter na família pessoas que gostam de Matemática e o azar de terem sido as mesmas conhecidas dos respectivos professores é cruz que se carrega...)

... e o que em casa de cada um se diz para o ecrã daria - opinião pessoal - matéria para as melhores 'sitcoms' (sobretudo as nossas deixas teatrais na altura e que aparecem uns senhores a quem actualmente chamam 'politólogos' que, para além de resultados eleitorais, também opinam sobre batalha naval, ópera e futurologia entre outros assuntos):)

T disse...

Devem considerar os homens uns animais:)

Anónimo disse...

Ahahahahahahahahahahahahah.......

Chego à conclusão que fui uma jovem tão INDIGNA, apesar de nunca ter frequentado bailes...

Os livros de etiqueta é que sabiam!!!

A destravado do costume :-)