29 de setembro de 2009

o granel está instalado

cavaco silva falou.

recuperou o apoio do psd para as próximas eleições, já que o do ps e da esquerda nunca o teria.
depois de ter contribuído grandemente para a derrota de manuela ferreira leite, cavaco vem agora recuperar o seu antigo partido para as presidenciais, dando-lhe ao mesmo tempo um bom empurrão para as autárquicas.
cavaco falou e disse o quê?
que não sabia nem estava interessado em saber se os seus conselheiros participaram no programa do psd (nem o próprio programa do psd deve ter dado por isso...), e que se o fizessem, teriam todo o direito a isso. coisa bastante discutível já que a presidência da república é um órgão e não uma pessoa. e se a pessoa que é 'o' presidente se mantém independente, o mesmo deverão fazer as pessoas que ele chama para o assessorarem no órgão que ele representa.
disse igualmente que a questão das escutas foi chamada à colação pelo ps através da publicação dum mail pessoal, de cuja legitimidade duvida, mas que os próprios confirmam, discordando apenas do facto de ter sido divulgado.
para suportar essa afirmação lembra o facto do mesmo ter sido publicado mais de um ano depois da sua transmissão, esquecendo o facto de um outro jornal ter voltado a falar do assunto das escutas imediatamente antes do inicio da campanha eleitoral e de a publicação do mail ser 'em resposta' à noticia requentada e oportunamente colocada em primeira página do 'público'.
resumindo, cavaco ataca em força o partido socialista, recuperando o apoio do psd, que lhe estava a fugir.
cavaco devia aprender a lição da manuela ferreira leite: quanto menos falar, melhor.

esta declaração de hoje, para além de transformar o ambiente político num granel digno do parlamento da coreia do sul, é um enorme tiro no pé, no que respeita à sua imagem de independência.
mas o desejo de manutenção no cargo é muitíssimo mais forte....

6 comentários:

erre disse...

Isto é verdadeiramente extraordinário…
Então a presidência está desde Agosto c/o sistema informativo vulnerável, segundo o que foi dito, e só hoje são tomadas medidas?!...
O Sr. que é afastado, não o é pelo que fez, mas sim por os jornais dizerem que ele fez… sendo que ele alega que não fez?...

Lumar disse...

Os «Gato» não fariam melhor serviço num dos seus sketches. Foi de ir ás lágrimas, de riso e de choque.
Será que o senhor não estará um pouco perturbado? Ou resolveu fazer um favor ao PS? Foi caricato!!!
Ao contrário do Carlos eu acho é que o Sr. resolveu levar o PSD para a tumba... como já aconteceu noutras alturas...

Das duas uma: ou o Assessor se demitia assumindo cupas, próprias ou não, e deixando a imagem do Presidente limpa, ou o mesmo Presidente teria de sacrificar o Assessor, ou a si próprio, para bem da harmoonia institucional.
Assim temos um Presidente sem margem de manobra, numa situação de maioria relativa...
Esperam-se as cenas dos próximos capítulos...

gin-tonic disse...

Simplesmente deplorável!

ruinzolas disse...

E eu, apesar de socialista que votou no Manuel Alegre porque discordou da escolha de Mário Soares, que até achava (sinceramente, mesmo) que o Cavaco Silva estava a ser um bom presidente...
Não me lembro de um presidente de Portugal ter sido tão criticado e de uma maneira tão dura por tantos comentadores de distintas áreas.
Parece que a Maria João Avilez ainda tentou uma ajudazinha ao amigo...

É um feito de realçar.

Foi uma intervenção infantil porque frágil nos argumentos, manipuladora porque misturou partes de factos com interpretações pessoais, e ridícula porque de forma inteiramente intencional não esclareceu aquilo que era essencial.

Aqui fica (para quem ainda não viu) uma das opiniões, acerca deste assunto, com que mais concordo:

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2009/9/o-comentari-do-director-da-sicnoticias-a-declaracao-do-presidente.htm

AnaMar (pseudónimo) disse...

Pois eu acho que Sua Excelência, o Senhor Presidente da nossa República, apenas teve UM GESTO DE SOLIDARIEDADE, para com a minha humilde pessoa:-D
Também eu fui - ainda sou :-( - vítima de uma grave fraude informática: alguém criou um perfil no MSN, usurpando a minha identidade e entrando em contacto com os meus amigos, como se fosse a minha pessoa. Ainda para mais, com uma montagem fotográfica, estilo "Penthouse". Sem querer roubar protagonismo ao nosso PR, o meu caso é bem mais grave. O PR deve ter sabido e...fez o que fez na T.V.
Acho que a saga continuará! A do PR, porque a minha espero que tenha terminado :-)

Abreijos

com senso disse...

Há cargos que exigem um determinado perfil que obviamente o actual Presidente não possui.
Pose de Estado é ter senso e elevação e não aparecer com ar emproado!
Ser isento, significa que nos actos e nas palavras trata todos por igual... coisa que obviamente não consegue fazer.
Ser frontal é dizer sem tibiezas o que se pensa, e não dizer a primeira coisa que lhe vêm à cabeça com cara de mau...
Como diria o outro, tudo isto é triste, tudo isto existe, tudo isto é o nosso triste fado...