2 de julho de 2009

Uma adivinha matinal II

Image and video hosting by TinyPic

Uma bonita e pacata cidade que, no Verão, fica a fervilhar de vida. Qual o seu nome?

É a cidade de Chaves e acertou a Emma em primeiro lugar (o Fernando apresentou informação detalhada - ponte sobre o rio Tâmega - e a Elsa também identificou a cidade).

9 comentários:

Anónimo disse...

Tomar

Anónimo disse...

Chaves?

Emma

Fernando disse...

Penso tratar-se de Chaves,ponte romana, sob o Rio Tâmega?

Fernando disse...

Ops, a Emma já tinha respondido;-))

Anónimo disse...

Chaves...?

teresa disse...

A Emma foi a primeira a responder, embora o Fernando e a Elsa tenham reforçado a resposta. Esta ponte é inconfundível (digo eu,turista 'reincidente' em Aqua Flavie):)
A não perder (para os não vegetarianos): o folar do cozinheiro João que é único.

teresa disse...

... e para ti, Elsa, caso aqui venhas ainda espreitar (ou para quem souber ou quiser arriscar a resposta):
Por que motivo o FL (flaviae/flama) e PL (plumbium) e CL (clave) de origem latina terão dado um único som «ch» em Português por via popular: chama, chumbo e chave? (jà sabes desta de «puxar a brasa à sardinha do nosso idioma luso»...também podes deixar perguntas sobre teoria da música nos comments se bem te aprouver):)

Anónimo disse...

Olá!
Não sei a origem, confesso mas a Clave (Chave) também "abre a porta" à Música: como?

teresa disse...

Olá, Elsa. Clave não sofreu transformações por ter entrado por via erudita através dos estudiosos de latim e de música, claro.
Deu "chave" por via popular, dizem (e eu acredito) que os celtas que habitavam a nossa região tinham o som 'ch' no idioma e contribuiram para a modificação fonética (coisas que me interessam, bem como as claves desde que não seja a de dó:( e estás convidada, tal como prometido, para o primeiro recital que espero se venha a concretizar se não houver 'baixas' e sabes como estas coisas são):):)