31 de março de 2009

CAMINHADA PARA ABRIL

Image and video hosting by TinyPic

31 de Março de 1974

Marcelo Caetano decide deslocar-se ao Estádio de Alvalade para assistir ao Sporting Benfica e receber um banho de multidão. As fotos mostram-no, sorridente, a acenar à multidão - um Salazar que sorri, tal como era conhecido. Os relatos da imprensa dizem que, quando é anunciada a sua presença, uma enorme ovação ecoou pelo estádio. Se apupos existiram – e ocorreram mesmo, tímidos mas ocorrerem, diz quem esteve lá – os jornais não os referem ou a censura os mandou silenciar…
Marcelo Caetano que se fez acompanhar dos ministros Dr. Mário de Oliveira e Veiga Simão e pelo subsecretário de Estado Caetano de Carvalho, terá saído de Alvalade com mais ânimo e confiança.
O Benfica venceu o Sporting por 5 a 3. Golos de Yazalde (2) e Dé pelo Sporting,
.Nené (2), Humberto Coelho, Jordão e Vítor Martins pelo Benfica.
Com esta vitória o Benfica ficou a dois pontos do Sporting. Lá para Maio saberemos que o Sporting se sagrará como o 1º Campeão Nacional de Futebol do novo país.
Novo?
Também muito lá para a frente, mas mesmo muito, saberemos que não era bem assim…que o novo país apenas vivia na utopia de alguns…

4 comentários:

carlos disse...

por muito que o novo país esteja longe da utopia de cada um de nós, é claramente um novo país.
e melhor.
incomparavelmente melhor

gin-tonic disse...

Sim, incomparávelmente melhor... apesar de tudo... e procurar sempre espaço e sentido para as possíveis utopias... as outras também...
Perguntava e respondia o Eduardo Galeano: "Para que serve a utopia?
Serve para que eu não deixe de caminhar."

Luís Bonifácio disse...

Após 6 anos de poder e 25 dias antes da queda, ainda era aplaudido.
Hoje em dia, após 4 anos de poder Sócrates é vaiado na Ópera.

Mas ainda bem!

Antes um Sócrates com a sua "licenciatura" e seus "projectos" na Beira interior, que podemos mandar fora em eleições, que a maior sumidade do Direito Administrativo que algumas vez existiu em Portugal e que sobre a qual não tinhamos voto na matéria, nem sequer para vaiá-lo.

Anónimo disse...

essa pequena diferença faz toda a diferença (como agora se diz).

é que podemos vaiar, atirar ovos aos ministros, gozar de projectos, gozar de licenciaturas, achar que ser avaliado é faltar ao respeito...