18 de janeiro de 2009

Homenagem ao burro

Image and video hosting by TinyPic

Tão vilipendiado tem sido este simpático animal que me pareceu importante conferir-lhe o lugar tão merecido. Ainda não há muito tempo, apercebi-me de que existia uma movimentação escolar a fim de reabilitar o jumento: visitas de estudo a locais onde se tenta preservar a espécie e o apadrinhamento do gracioso quadrúpede, foram as iniciativas que pude observar. A poucos metros da minha casa, existe um espaço vedado onde, frequentemente, vejo os asininos em pastagem. Nesta bela ilha grega à qual se chega por mar, existem três possibilidades de aceder ao povoado: teleférico (meio de transporte que exige algum tempo de espera em tempos de maior fluxo turístico), a pé, seguindo-se o caminho escarpado ou de burro: os naturais da ilha criaram um negócio eficaz- cada empresário tem cerca de 20 animais e aguarda os turistas a fim de lhes facultar transporte. É interessante subir a pé - o que me aventurei a fazer - no meio de um engarrafamento de burros (e do que eles vão deixando pelo caminho). Compensa chegar ao cimo da ilha para observar uma das mais belas paisagens ... o mar ainda é mais azul do que nas fotografias e a brancura das casas é admirável. Do alto de uma esplanada, é agradável degustar um café local a que os comerciantes adicionam o sumo de um cacto que cresce em profusão.
A ilha, de seu nome...

[...]
Quem quiser ofender-me não me chame de burro
Quem quiser ofender-me não seja tão amável!
Quem quiser ofender-me inventa outra palavra
Porque chamar-me burro lembra-me burro mesmo
E não posso magoar-me com simpatia.

Não estou a defender o amigo útil somente
Não estou a pensar bem deste que faz o meu esforço e puxa
Não penso que ele me ouve tudo e puxa mais forte assim.
Há coisas deste companheiro para pensar melhor e espalhar.
Falo agora somente só de simpatia.

Mutimati (Moçambique)

4 comentários:

Anónimo disse...

SANTORINI
Que saudades...

teresa disse...

É verdade, António: ilha de Santorini, um lugar mágico.:)

Anónimo disse...

O local é lindíssimo.
Nunca lá estive, mas parece ser idílico...
Desde já presto a minha homenagem aos verdadeiros burros.

teresa disse...

É realmente lindo, mas como "não há bela sem senão" é igualmente invadido massivamente por turistas (que egoismo, querermos tanto mar e céu só para nós...).
Quanto aos verdadeiros burros, também me parece precisarem de homenagem, dadas as comparações pouco justas a que têm sido sujeitos.