30 de dezembro de 2008

Do que ainda resta



Vão-me perdoar o excesso de fotografias. Mas hoje, a caminho da praça, resolvi mudar de caminho e utilizar outra rua. Sinto sempre uma certa nostalgia quando por ali passo, porque uma lojinha que vendia de tudo, desde bonecos de barro e figuras de presépio a utilidades domésticas, fechou. Continuei a andar atenta, porque esta zona é rica em pormenores. Vi os livros à porta e resolvi entrar. A loja é de um casal, que se preparava para almoçar, iam montar a mesa. Pedi licença para fotografar, pois claro. A senhora disse Até uma vez fotografaram o meu marido para a Crónica Feminina. É que destas lojas não há.. A propósito de Crónicas perguntei-lhe eu, mas não tem nenhuma das antigas? Deitei tudo fora menina. Pecado disse eu. Agora vendia-as a bom preço.
Agora adivinhai onde é esta loja e para os coleccionadores da Vampiro e outras policiais, fiquem sabendo que é tudo ali a cinquenta cêntimos. E também há vinil. Aproveitem enquanto dura. E atentai na utilidade que dão às molas da roupa.
Que humidade e frio que está, dizia a senhora. Até se me encaracolam os calendários.
E quanto a mim, depois de grelos e couves e salsichas compradas em Arroios, volvi-me a casa.






É na Rua Edith Cavell sim, mas em Arroios.
A Paula acertou!

11 comentários:

Paula disse...

É na rua Edith Cavell, creio que na Ajuda, não?!
:)
Bjs!

T disse...

Ajuda, querida Paula?

teresa disse...

... e à esquerda do LP do António Calvário, outro "clássico", o Demis Roussos (nunca apreciei, mas foi giro de rever):)

Anónimo disse...

Eu não faço ideia, mas gostava de saber.
O que me chamou a atenção foi um CD do Marante, que é Pimba do bom.

carlos disse...

e a banda sonora do emanuelle...
o demis roussos era colega daquele rapaz que serviu de banda sonora ao guterres e a tudo o que metia longos acordes triunfantes, o vangelis.
mas também por ali há o emanuel um pouco à esquerda do marante (creio que com a amália de permeio.

teresa disse...

Se é a rua referida pela Paula, fica pertinho da Morais Soares, penso eu "de que"...:)

ABS disse...

Vinil. Hum.
Há duas semanas, numa feira de rua na Caparica, comprei o "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" e o "Venham mais cinco". Capas razoáveis, a precisar de obras, discos quase impecáveis. Paguei um dinheirão: três euros e meio pelos dois. :)))))

Bic Laranja disse...

Fechou a lojinha do vão de escada? Que tristeza. A minha mãe comprou lá uns singles das Pupilas do Senhor Reitor e do rancho da Azinhaga há muitos anos. Talvez por 25 tostões cada.
Fechou? Que pena!

T disse...

Essa está aberta. Fotografei-a hoje. A que fechou foi a dos bonecos de barro.

gin-tonic disse...

Perdido e achado em confrataernizações natalicias, tem falhado as melhores adivinhas da semana, aquelas em que está mesmo àvontade para contextualizar, como quer a T. Ontem foi o Miradouro na Senhora do Monte, hoje o boteco da Rua Edith Cavel.
Ao lado havia o "Foto Oriente"onde tirou todas as fotografias desde que nasceu. A clássica em pelota e uma no dia dos anos, formato A4. A saga prolongou-se até aos 5 anos. d
Volta e meia passa por esta lojinha, velhotes simpáticos. Tem comprado por ali algumas rarirades que lhe têm servido para outros trabalhos.
O single do Demis Roussos é "Goodbye, my love, Goodbye" que num certo tempo amachucou corações. DEmis Roussos, juntamente com Vangelis e Laukas Sideras, constituíram o trio grego "Aphrodite's Child", que tiveram, entre outros, dois garndes exitos: "Rain And Tears" e "Spring, Summer, Winter and Fall". O António Calvário é também um sigle, com a canção "Mocidade, Mocidade", um êxito da revista "Põe-te na Bicha". E também está por lá um Carreras.
Irá por lá passar um dia destes, acabado que o Natal estiver.

Isabel disse...

Vim aqui tantas vezes, T. Comprei aqui tantas revistas. Mesmo aí ao lado costumava haver uma drogaria onde eu adorava entrar. Era um mundo de coisas. E mais acima, havia o “homem das cintas” –loja de lingerie cuja publicidade constava de uma enorma cinta pendurada lá fora como cartaz. Xiii.....do que isto me fez lembrar. Fiz uma pesquisa ao vosso Blog com a palavra “Arroios” e recebi uma catapulta de emoções. Vocês já me fizeram deitar uma lagrimita.
E já me tinha esquecido da Foto Oriente. Obrigada Gin! E havia também uma ervanária. A primeira vez que regressei a Portugal depois de vir para os Estados Unidos (em 87) ainda fui lá comprar 0,5 Kg the alfazema para trazer comigo o cheirinho das gavetas de linhos da minha mãe. Que saudades!