Em 1958 Callas desencadeava os maiores ódios, assim como as mais arrebatadas paixões. Mas a comparação entre estas duas personificações de Norma é de reter. O mundo da ópera começava a mudar.
Clicar na imagem para ampliar.
5 comentários:
Anónimo
disse...
Gosto muito de Maria Callas!
Despertou as maiores paixões e invejas. Acredito que, na época, e por motivos bem diferentes, já haveria gente a dizer-lhe: "Por qué no te Callas?"
Figura controversa, a fazer fé nas biografias literárias e cinematográricas. No entanto, o que aqui interessa é a voz. (conhecem na actualidade a diva italiana Cecilia Bartoli? Uma voz do canto líricoque não precisa nem permite devassas)
Óptimo, óptimo, o texto! Primeiro por causa da 'boca' que M. Callas ouviu, numa altura em que estava a começar a afirmar-se. Ela parece que amuou, mas o que acho interessante, além da maneira como se escrevia na altura na imprensa, é que aquela não é, para as pessoas da época, a 'divina' Callas em que nós pensamos logo. Era mais uma (mas das melhores, parece), e quando subia ao palco sujeitava-se a ser aplaudida ou 'apupada' (desconsiderada, pelo menos).
Depois, achei muito engraçado o episódio das senhoras que não quiseram voltar à ópera, dias depois, com os mesmos vestidos!
5 comentários:
Gosto muito de Maria Callas!
Despertou as maiores paixões e invejas.
Acredito que, na época, e por motivos bem diferentes, já haveria gente a dizer-lhe: "Por qué no te Callas?"
Figura controversa, a fazer fé nas biografias literárias e cinematográricas.
No entanto, o que aqui interessa é a voz.
(conhecem na actualidade a diva italiana Cecilia Bartoli? Uma voz do canto líricoque não precisa nem permite devassas)
Eu vi a exposição que esteve no Museu da Electricidade sobre ela, e adorei.
Óptimo, óptimo, o texto!
Primeiro por causa da 'boca' que M. Callas ouviu, numa altura em que estava a começar a afirmar-se. Ela parece que amuou, mas o que acho interessante, além da maneira como se escrevia na altura na imprensa, é que aquela não é, para as pessoas da época, a 'divina' Callas em que nós pensamos logo. Era mais uma (mas das melhores, parece), e quando subia ao palco sujeitava-se a ser aplaudida ou 'apupada' (desconsiderada, pelo menos).
Depois, achei muito engraçado o episódio das senhoras que não quiseram voltar à ópera, dias depois, com os mesmos vestidos!
Ela foi uma figura controversa sim. Ela mais a hist´ória da ténia que usou para emagrecer, segundo dizem.
Acho esta reportagem deliciosa sim:)
Enviar um comentário