28 de julho de 2007

Os telhados de Lisboa

Image Hosted by ImageShack.us
"Nunca gostei de andar na rua sem chapéu. E como tenho para mim que gostos se discutem, discuto o gosto de quem o faz.
Um homem que anda na rua sem chapéu lembra-me sempre um açucareiro sem tampa (...)
Ora como os telhados são os chapéus das casas, condeno a moda arquitectónica de os esconder «, por desumana e imprópria. E ouso mesmo dizer (aqui muito para nós) que o arquitecto de hoje recorre à escamoteação sistemática dos telhados por ter perdido o segredo de bem proporcionar as suas abas protectoras com as dimensões da fachada.
Peçam a uma criança que desenhe uma casa. Começa sempre por rabiscar o telhado!
Uma casa sem telhado é uma casa sem conforto exterior. É a ausência de telhado o que torna uma ruína verdadeiramente desoladora."
António Lopes Ribeiro, 1942

1 comentário:

Miguel Gil disse...

Os telhados de Lisboa são uma verdadeira preciosidade e estão-me muito ligados. E há tantos miradores para os apreciar.
Daqui onde estou (Algarve), só consigo 'ver' Lisboa com muitos telhados. Aqui há poucos e mal se vêem. É terra de açoteias.
A Escola de Arquitectura ficava, até há poucos anos, tão bem situadas para proporcionar o estudo dos telhados de Lisboa.