20 de maio de 2007

Depois do sismo de 1755

Image Hosted by ImageShack.us


"Depois de 1755 desabou sobre o Rato uma avalanche de foragidos(...)

Diz-nos o Padre Portal, abençoadamente loquaz; que aqui se armou logo um mercado de hortaliças, frutas e todos os demais comestíveis, abriram-se dois açougues, lojas numerosas de todo o género de comércio, mercadores, capelistas, ourives, tudo em tendas e barracas improvisadas, estendendo-se pela Rua da Fábrica das Sedas fora, da cerca dos jesuítas até ao Noviciado (como quem diz do Chafariz do Rato até à Faculdade de Ciências) alastrando ainda até o campo da Cotovia (praça Rio de Janeiro). Era como que uma rua de acampamento. Pela actual rua do Sol acima, o mesmo. Chamavam-lhe então "estrada do Rato para a Boa Morte".
Aí chegaram a haver barracas luxuosas. A do Marquês de Louriçal era quase um palácio. Custara,dizia-se, trinta ou quarenta mil cruzados. A do Desembargo do Paço , feita de tabique, era toda pintada com grande asseio e perfeição e a da Mesa da Consciência era vasta, fabricada com bela ideia e de muito melhor cómodo do que tinha dantes. (...)
à miséria dos primeiros dias sucedera pouco a pouco uma estranha e nova erupção de luxo."

No meio de arrumações, descobri este volume IV de Matos Sequeira, Depois do Terramoto edição de 1934, de fascinante leitura. Nunca tinha pensado muito na vida dos acampamentos em Lisboa pós sismo de 1755. Sei que El-Rei nunca mais quis morar em edifício sem ser de madeira. Os abalos sucediam-se ainda e os penitentes penitenciavam-se. Mas do caos emergia uma nova cidade e os seus contornos. O Gustava Matos Sequeira é um maravilhoso contador de Lisboa. Bem haja!

3 comentários:

Filipa Farinha dos Santso disse...

Que coincidência, nas arrumações de livros antigos, tb encontrei o volume IV , Depois do Terremoto, de Gustavo de Matos Sequeira, edição de 1934, o qual ainda estou a folhear e é interessantíssimo!!
Coincidências...
Vou procurar os restantes volumes!
Existe o V?
Filipa Farinha dos Santos

T disse...

Não sei, mas posso saber:)

T disse...

São só 4 volumes. E é uma sorte tê-los:)
Abraço:)