23 de maio de 2007

Bacalhau à Dona Zéza

Image Hosted by ImageShack.us
Ontem a mãe da minha cunhada C, fez um bacalhau espectacular.

E amavelmente, providenciou a receita. Contou ela que nunca a viu escrita, que passou de mãe para filha, de geração em geração.
E reza assim: Para cada posta de bacalhau, cozer 4 batatas médias, cenouras e um ovo cozido. Depois de cozidos os ingredientes, passar tudo pelo passe vite e esfiapar o bacalhau de modo a formar uma pasta homogénea. Diz ela que dantes se usava este instrumento, próprio para fazer puré e que agora deixou de se ver. Eu ainda tenho este, da cozinha da minha mãe. Reserva-se .
Image Hosted by ImageShack.us
Faz-se um refogado muito guloso de azeite, cebola e alho, a que depois de alouradinho,se adiciona um bocadinho de vinagre. Mistura-se o bacalhau, batatas , cenouras e ovos, adicionando-se muita salsa picadinha. Miam, miam.
Depois de tudo bem amalgamado e azeitado como Deus manda, vai ao forno uns 25 minutos, com pão ralado por cima. Quem quiser pode cobrir com queijo, quem gostar de picante acrescente piri-piri à mistura.
Fica óptimo com uma salada. Ontem comemo-la com molho verde. Estava bem boa. Obrigada Dona Zéza e cara C, agora vou comer este pratinho, que trouxe da festa de ontem.

Sem comentários: