24 de fevereiro de 2007

José Afonso

Fez ontem 20 anos que morreu o Zeca Afonso. O cantor/poeta foi recordado - com maior ou menor hipocrisia - um pouco por todo o lado. Por isso, não vou aqui aqui falar mais da lenda Zeca Afonso, vou antes falar um bocadinho do homem José Afonso.
José Afonso foi professor de português, entre os anos de 1958 e 1963, na antiga Escola Comercial e Industrial de Faro - a actual Escola Secundária Tomás Cabreira. Da sua carreira com professor, reza pouco a história. Uns dizem que era um professor empenhado, dialogante e inovador. Outros que era despistado, pouco comunicativo e que lhe faltava autoridade. Poucos compreenderam a "necessidade" de alguns períodos de faltas e as desvenças com os poderes instituidos, o que levou à sua expulsão do ensino público em 1967. Foi enquanto esteve em Faro que editou os seus primeiros discos e que compôs muitas das suas canções/poemas. Foi em Faro que conheceu a sua segunda mulher - Zélia - e onde o próprio disse "que passou momentos particularmente inspiradores".
Como já vi por aí escrito, ainda falta contar muito desta passagem de Zeca Afonso por Faro...

Para terminar, deixo aqui um pequeno contributo - indecentemente roubado na Defesa de Faro. Uma fotografia do professor mais as suas alunas, indiscutivelmente datada :)

Sem comentários: