27 de janeiro de 2007

A verdadeira história da esquecida pastinaga

Este nome diz-vos alguma coisa? Pois é, a mim há duas semanas, também nada dizia. O meu amigo VV, contou-me duma espécie de cenoura branca maravilhosa ,que comprara e que era deliciosa assada.
Hoje na Biocoop, o RR diz-me: olha as pastinagas do Victor! E eu comprei uma. Esta aqui.

O Ângelo viu-me a mirá-la e contou-me algumas coisas: a pastinaga era muito usada na cozinha portuguesa, antes da introdução da batata, depois quase que desapareceu. É ainda utilizada no Fundão e na Beira. Cozida e depois frita, segundo ele, é deliciosa. Sabe a cenoura com textura de batata. E os ingleses usam-na muito(chamam-lhe parsnip).Depois contarei do que eu achei.
Pelo menos o nome soa-me bem: quero um quilo de pastinagas se faz favor.
Segundo o Ciberdúvidas: "Segundo o Dicionário da Porto Editora, cherivia (do árabe karawiya) é: «planta comestível, da família das Umbelíferas, cultivada em Portugal, também conhecida por chirivia, cherovia, cheruvia e pastinaga». O Aurélio diz o seguinte: «Planta herbácea (...), de raiz carnosa comestível e folhas com segmentos ovado-lanceolados, e cujas flores amarelas, com pétalas enroladas para dentro, são tidas por medicinais."

6 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me um nome ajustado. Cumpts.

Anónimo disse...

Na Beira Baixa, na minha cidade - Covilhã, chama-se: CHEROVIA.
Depois de cozida é passada por farinha e ovo. É um sabor único. Deliciosa. Apesar de viver em Lisboa tenho sempre cherovias. Tenho amigos, em Salvaterra de Magos e em Olho Marinho (Óbidos) que plantam cherovias nos seus quintais. Não são tão grandes mas mantêm o mesmo sabor.

T disse...

Ela não é muito grande, é tipo a palma da minha não.
Vou anotar a receita:)

Anónimo disse...

Agradeço a referencia. É bom ver que há amigos atentos aos nossos entusiasmos e que os gostam de compartilhar ! :O) VV
P.S: A receita dada pelo amigo da covilhã parece ser realmente apetitosa

Anónimo disse...

estive de férias no Fundão e, como sempre, fui à descoberta, tendo-o feito também no mercado municipal que funciona ao sábado, de manhã.Vi aquele legume branco, fiz pergunta, comprei um pouco e, mais tarde em casa, cozinhei, comi e fiquei muito apreciadora. Disseram-me que se trata de um híbrido do nabo com a cenoura. neste momento lamento não ter comprado muito mais cherovia pois gostava de as poder oferecer, uma vez que na minha família e no meu grupo de amigos é desconhecida. MDGomes

T disse...

Experimente comprar por aqui
http://biomiosotis.blogspot.com/

Pergunte ao ângelo onde pode comprar, têm loja no Campo Pequeno.