30 de dezembro de 2006

Saddam Hussein

Image Hosted by ImageShack.us
Hoje de madrugada,(pelas nossas três da manhã),enforcaram Saddam Hussein. Dizem que morreu com serenidade e coragem, recusando o capuz dos condenados à morte e citando palavras do Corão. Segundo as autoridades iraquianas houve dificuldade em escolher o carrasco, tantos eram os voluntários. Projectaram uma execução pública num campo de futebol, mas desistiram da ideia devido a questões de segurança. Mas filmaram a execução: para todos terem direito de ver.
Choca-me imensamente esta justiça bárbara e estou apreensiva com os efeitos perversos deste assassínio. Porque, para mim a pena de morte não é mais do que isso. Não se responde ao crime com outro crime.Não se mediatiza a execução dum homem.

Mas o certo é que se fez.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem é que ficou a ganhar com este processo? Quem é que a "democracia" vai apanhar a seguir?

Natali Brust disse...

Bom, pelo que sei, até na injustiça há justiça. Se esse criminoso foi enforcado, teve o que merecia, infelizmente. Colhemos aquilo que plantamos. A vingança é uma das formas mais baixas de se obter justiça. Mas fazer o que? Aconteceu. Não foi um dos meus filhos que ele matou e trucidou covardemente. As leis existem, são boas e devem ser cumpridas. Foi decretada a forca e a sentença executada. Se houve um crime por parte das autoridades só Deus para julgar. O certo é que homens como esse é uma vergonha para toda a humanidade. É como cuspir no rosto dos parentes das vítimas por ele criminosamente mortas.