21 de dezembro de 2006

para todos os que estão fartos de sempre as mesmas músicas de natal, aqui vão umas mais velhas que o defecar de joelhos flectidos...

obrImage Hosted by ImageShack.us



um clássico deslumbrante das canções de natal do alentejo:

entrai, pastores, entrai
(peroguarda, alentejo)

entrai, pastores, entrai
por esse portal sagrado
vinde ver o deus menino
entre palhinhas deitado

li ai li ai li ai lé
jesus, maria, josé

entre os portais de belém
está uma árvore de jassé
com três letrinhas que dizem:
jesus, maria, josé

li ai li .......

- ó meu menino jesus
quem vos fez a camisinha?
- foi a minha avó santána,
com botões de prata fina

li ai li....


uma pérola do francisco guerrero:

los reyes siguen la'strella
(francisco guerrero, 1526-1599)

los reys siguen la'strella
la'strella sigue al señor
y el señor deñor dellos e della
sigue y busca'l pecador

teniendo de dios notiçia
buscan con divino zelo,
la'strella'l sol de justicia,
los reys al rey del cielo


provavelmente a música mais cantada no natal ortodoxo:

slava v vychnih bogou
(strokine, final século 19)


slava v vychnih bogou i nazem limir
v tchelovétzeh blagovo lénié.
gospodi oustnié moi otverzechii
ousta moia vozvéstiat hvalou tvoiou.



outra pérola do alentejo:

canto de natal
(elvas, alentejo)

eu hei-se m'ir ao presépio
e sentar-me num cantinho
a ver como'o deus menino
nasceu lá tão pobrezinho

ó meu menino jesus
que tendes? porque chorais?
-deu-me minha mãe um beijo
choro porque me dê mais

o menino chora, chora
chora com muita razão
fiseram-lhe a cama curta
tem os pezinhos no chão

nossa senhora faz meia
com linha feita de luz
o novelo é lua cheia
as meias são para jesus


sim.. eu sei que estão sempre à espera duma christmas carol:

away in a manger
(tradicional inglês)


away in a manger,
no crib for His bed,
the little lord jesus
laid down his sweet head;
the stars in the heavens
looked down where he lay,
the little lord jesus
asleep on the hay.

the cattle are lowing,
the poor baby wakes,
but little lord jesus,
no crying he makes.
i love thee, lord jesus;
look down from the sky
and stay by my cradle
till morning is nigh.

be near me, lord jesus;
i ask thee to stay
close by me forever
and love me I pray!
bless all the dear children
in thy tender care,
and fit us for heaven
to live with hhee there.

Sem comentários: