29 de novembro de 2006

o creminoso volta sempre ao local do creme...


hoje, o papa foi a éfeso.


de acordo com a tradição, éfeso foi o local para onde a mãe do cristo foi depois da sua morte e onde o joão baptista tratou dela até que faleceu também.

igualmente por ali passou o romano convertido em são paulo.

de acordo com a história, no dia 22 de junho do ano de 431, foi ali celebrado um dos primeiros concílios da história da igreja cristã.
foi a este concílio, e seguramente por ter sido naquele local, que veio àquelas cabeças peregrinas a ideia abstronça de declarar a maria, virgem com efeitos retroactivos.

ali nasceu uma das orações fundamentais da igreja cristã, o credo (et incarnatus est de spiritu sancto ex maria virgine, et homo factus est, ou seja 'e encarnou pelo espírito santo, no seio da virgem maria, e se fez homem'.
foi um concílio com um valor, e cito as palavras do joão paulo 2, 'sobretudo cristológico' porque definiu as 'duas naturezas' do cristo: a divina e a humana.

dir-me-ão vocês: nunca mais encomendamos o catering aqueles gajos !!!! o vinho estava estragado e a sala não tinha um toldo para o sol....

a verdade é que este dogma foi um dos que esteve na origem de algumas cisões importantes da igreja cristã (quer a ortodoxa, quer a anglicana). não o único, mas um sempre presente.
o que aqueles alminhas decidiram naquele dia esteve na origem de muitos mortos e num longo rosário de tentativas de explicar o inexplicável.

hoje o bento 16 e a sua comitiva foram até lá em peregrinação...

antes tivessem ido em arrependimento.

Sem comentários: