21 de setembro de 2006

Os cheiros sem perfume


Os cheiros para mim definem muita coisa. Há pessoas que cheiram sempre a fechado e a guardado. Tipo precisarem de arejar. A camisola de lã húmida guardada antes de tempo.
Não, não é o cheiro da naftalina: essa saboreio sempre com um grande sorriso, quando vou a uma estreia qualquer ,num sítio mais elaborado. A naftalina inspira-me ternura, ao imaginar roupa cuidadosa e por muito tempo guardada. Também me incita, quando a inspiro, a imensos espirros.
Outro cheiro: o das escolas. Quando vou a escolas sinto sempre o cheiro das crianças, da roupa espalhada em milhentos cabides, o cheiro dos lápis, do esforço, do ginásio, aquele cheiro que é o cheiro das escolas. Conhecem.
O dos hospitais inspira-me arrepio. Cheira-me sempre a lixívia. E a medo. O cheiro a febre é rançoso. Como a manteiga invalidada pelo tempo.
Há o cheiro dos sem abrigo. E das casas, dos que desistiram de viver. Para esses cheiros é preciso muita saúde. Mas estou habituada. Respiração abdominal.
Há pessoas que transformam um perfume numa sensação quase nirvânica. Outras parecem transformá-lo numa coisa incomodativa.
Cada pessoa tem o seu cheiro de pele. E das outras coisas também.Alguns sabem bem, outros sabem mal. Esses degustam-se ou repelem o outro. Gosto dos cheiros que se trocam nos enrodilhados das roupas de cama. Cheira a sopa chinesa e a ostras. Cheira a alimentício. Cheira a estar bem.
Cheiro a tabaco requentado é péssimo. Nas pessoas e na casa. Como o cheiro dos copos da noite anterior . Enjoam. Arejar e lavar a correr.

Cheiro a livros novos e velhos é cheiro bom. Até corro para ele.
Gosto do bom cheiro do sabão do Alep e do de Marselha. Do cheiro a lençóis lavados. Do cheiro a torradas e a café acabado de fazer. De sentir o cheiro da pequenina tubaroa quando chega, à cata de bolachas. Do cheiro dos abraços bons das pessoas de quem gostamos.
De cheirar a minha almofada e sentir é a minha cama e vou dormir.
Enroscar e já está. E gosto do cheiro dos meus gatos que sabem a quente e a mimo.

(acrescentar cheiro a terra ensopada de água,cheiro a noite e a lua a pairar, cheiro a mar, cheiro a sopinha da mãe, ai tantos cheiros que faltam)

Sem comentários: