24 de março de 2006

Irritações e bichos

Isto é o que se chama um 2 em 1!

Irritações

O que me irrita provavelmente é o que irrita quase toda a gente e que já alguém referiu aqui: pessoas mal educadas, chicos espertos, tagarelas, as intolerâncias, vaidades, os maus tratos a animais e crianças, o George W. Bush, as ruas cagadas pelos cães...
Além disso, irrita-me que me empurrem, que se colem a mim nas filas, que me façam cócegas, que me toquem na cabeça, que me pressionem. Irritam-me pessoas que confundem o à com o , que deêm erros ortográficos (a confusão típica do chegas-te/chegaste é um clássico). Irrita-me quando as pessoas dizem: "Tenho um amigo meu" ou as mulheres a dizer "Obrigado". Não gosto quando algumas pessoas me tratem por tu.
O que me acalma? Falar com a família, um gesto de carinho, o silêncio quando é preciso.

Bichos

Tive um cão quando era miúda que se chamava Willie, por causa do cão do Sport Billie (ou será Billy?). Era um bicho simpático que não podia estar preso ou usar coleira, porque ficava imóvel quando se sentia preso, só tremia. Corria atrás do carro, quando saíamos e ele não podia ir. Morreu de esgana, ou melhor, o meu pai teve que lhe dar uma injecção de 605 Forte quando ficou paralisado pela esgana. Ainda hoje lembro as lágrimas do meu pai, numa das poucas vezes que o vi chorar.
Agora temos um Lucas que está em casa dos meus pais. Uma vizinha deu-o à minha mãe há 12 anos quando eu vim para Lisboa, acho que foi uma espécie de substituição. Acho que os meus pais gostam tanto dele como das filhas. Está a ficar velhote, sem dentes e com os bigodes brancos, mas sempre meigo, inteligente e obediente. Conviveu ainda uns anos com um gato amarelo tigrado chamado Biju que morreu das mazelas da pancada com os outros gatos. Era um gato simpático porque dormia no nosso colo e nunca nos espetou as unhas.

Sem comentários: