20 de fevereiro de 2006

Fazer toda a diferença

A resposta a uma pergunta que a Tzinha me fez é esta. É uma resposta muito importante.


A Amara é uma associação sem fins lucrativos
que se propõe contribuir para o acompanhamento dos pacientes terminais e das suas famílias de forma a proporcionar-lhes mais dignidade e serenidade na vida e na morte. A AMARA empenha-se também em contribuir para modificar a visão que a sociedade tem da morte, ajudando a que esta seja encarada de forma mais natural.

Mesmo quem lida de forma quotidiana com a morte pode não ter aprendido a enfrentar os seus receios e as suas dúvidas em relação a ela. Assim, uma formação adequada é necessária tanto para as pessoas que fazem voluntariado nesta área como para os profissionais de saúde.

Assim, a formação ministrada pela AMARA destina-se aos seus voluntários para que possam tornar-se assistentes, mas também a médicos, enfermeiras, outros profissionais de saúde ou quaisquer outras pessoas que o desejem e é uma das formas como a AMARA entende realizar os seus objectivos globais.

A AMARA deseja também poder implementar a criação de mais equipas de cuidados paliativos a domicílio e completar o seu serviço com uma linha de atendimento telefónico. Está ainda nos seus objectivos a abertura de um pequeno centro de atendimento e apoio personalizado a quem necessite.

Num futuro mais distante, a AMARA gostaria de disponibilizar instalações onde os doentes em fase terminal pudessem ser acompanhados, apoiados e acarinhados, facultando-lhes quietude e possibilitando a dignidade de morrer com serenidade.

A AMARA vê-se como uma resposta da sociedade civil a uma situação que toca a todos e que tem sido das mais descuradas. Perante as grandes lacunas actuais e para garantir a sustentabilidade e o sucesso deste projecto, a AMARA precisa do trabalho voluntário dos seus assistentes mas também da contribuição de muitos ao nível prático e monetário.

Sem comentários: