1 de novembro de 2005

Tempos quentes políticos

Houve uma altura em que as paredes se enchiam de murais. Alguns extremamente bem pintados e elaborados, como no caso do MRPP. Actualizados diariamente até, conforme as circunstâncias políticas e com as figuras completamente personalizadas.

Image Hosted by ImageShack.us


Eu guardo, do único partido de que fui militante, uma colecção de postalitos de murais do Baixo Alentejo. Seriam anos 76, 77, 78? Lá escaldantes foram. E aprendi muito.

E não resisto a comentar. Olhamos para as coisas muitos anos e deixamos de as ver como deve ser.
No mural o gorducho parece que vai cair para cima das velhinhas alentejanas inocentes que estão na rua. Nem o Hitler o segura! Este mural é muito para a frente!
A menina sorri de olho pisco do sol. A casinha que a este hora deve estar caiada de uma cor normal, parece não aguentar tanta pressão de imagem. Gosto do barbudo. Afinal abundavam as barbas no Mes e quem não as tinha fazia por isso. O caçador dos capitalistas parece que tem um regador nas partes baixas. E o ceifeiro usa tacões altos. A foice está descaída! Mas a vendida ao poder que se arrasta no chão é muito tipo Rubens...Deve ter cada sonho este autor de mural: E as notas a sairem do bolso da calça do vilão gorducho, estão literalmente em cima das malinhas das senhoras que esperam o autocarro. Vão ficar cheias de guito!
Que lindo que isto é.
Gosto também muito deste postal dos velhinhos e do cão. A equipa de atletas soviéticos, que corre em passo ginasticado para o II Congresso, também é linda. E minimalista.
Tinham tudo a ver com o os militantes do MES estes queridos velhinhos. E até aposto que um vai tirar do bolso um cigarro.


Image Hosted by ImageShack.us


Um tem uma particularidade interessante. Tentaram catequizar-me para a Pintasilgo com um postalito desses a evocar tempos passados. Não votei nela. mas ainda fui ao GRAAL , almocei lá umas vezes e gostava daquela serenidade toda.
Este é o verso do dito postal.

Image Hosted by ImageShack.us


Infelizmente não tenho foto nenhuma de nenhum mural mais. Alguém tem?

Sem comentários: