25 de abril de 2005

The book test

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Queria ser um livro bem pequenino, fininho, com poucas páginas e com uma escrita algo inocente. Talvez assim ninguém reparasse em mim… Tipo o Princepezinho!

Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um personagem de ficção?

Claro que fui apanhado, na minha infância desprevenida. Os primeiros livros que me lembro de ler foram umas versões juvenis de alguns clássicos. Assim, sonhei ser o rapazinho da Ilha do Tesouro, O D’Artagnan dos Três Mosqueteiro, o Príncepe que casou (no fim) com a Natacha na Guerra e Paz,... Depois li montes de livros do Sandokan e é obvio por que fiquei apanhado… Depois fiquei apanhado pela banda-desenhada e, durante anos, assinei a revista Timtim. Nessa altura andava apanhado pela chegada do carteiro.

Qual foi o último livro que compraste?

Comprei a Memória das Minhas Putas Tristes

Qual o último livro que leste?

Eu só leio um de cada vez: o último foi a Memória das Minhas Putas Tristes

Que livros estás a ler?

Ahhh… pois… beeemmm… O Zahír.

Que Livros (5) levarias para uma ilha deserta?

Depende!
Se fosse por dois ou três dias (no máximo uma semana) levaria um livro de 5 autores, entre os que mais gosto: Mario Vargas Llosa (p ex A Tia Julia e o Escrevedor), Milan Kundera (p ex O livro dos Amores Risíveis), Gabriel Garcia Marques (p ex Amor em tempos de Cólera), John Steinbeck (p ex O Inverno do Nosso Descontentamento) e Saul Bellow (p ex A Autêntica).
Se fosse para ficar mesmo abandonado, por tempos indefinidos, iria para algo diferente: A Bíblia, completa e com todos os anexos; Obras completas de William Shakespeare, de preferência em inglês; Todos os volumes de Em Busca do Tempo Perdido, de Proust, nunca em francês, D. Quixote, de Cervantes, este no original castelhano; Uma qualquer História de Portugal ou Mundial, em muitos volumes. Podia ser a do Mattoso.

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

Bem… em primero lugar as razões: gente jovem porque gosto de ouvir as suas opiniões. Depois uma pessoa só do Dias, outra mista e outra de fora. Os eleitos são Ricardo, Truth e Moon-Shadow

Sem comentários: