26 de abril de 2005

As Perguntas dos Livros

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Queria ser o 1984 do George Orwell porque é um livro político com ideias que aprecio muito (anti-ditadura, com especial incidência para a ditadura comunista), porque a história e o modo como é narrada são geniais, porque é excelente em relação a todos os temas abordados, excelente quanto ao modo de aproximação e quanto à opinião defendida. E é um livro que conseguiu ser profético e consegue ser imprescindível nos dias que voam de hoje. É um livro melhor que muitos filmes!

Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um personagem de ficção?

Devo ter ficado apanhado pela Sofia do Mundo de Sofia do Jostein Gaardner (não me lembro se é assim que se escreve mas enfim). E fiquei apanhado pela bruxinha que fica com o rapaz desajeitado no Good Omens do Neil Gaiman e Terri Pratchet.

Qual foi o último livro que compraste?

Um livro chamado Portuguese Irregular Verbs de... (tenho de me levantar para ir ver) Alexander McCall Smith. Um livro engraçado, mas a anos-luz dos melhors escritores comediantes britânicos. Um livro chamado The Xenophobe’s Guide to the Dutch: um livro informativo sobre os holandeses. E o último que me ofereceram foi a tradução d’O Corvo escrita pelo Fernando Pessoa e outros contos.

Qual o último livro que leste?

O Génesis. Jacob: personagem fantástica! Vou ter de investigar qualquer coisa sobre ele!

Que livros estás a ler?

Ainda a Interpretação dos Sonhos. É um livro que leio devagarinho, para absorver muito. E até já sonho com ele! E presto mais atenção aos sonhos!!!

Que Livros (5) levarias para uma ilha deserta?

A Ilha do Tesouro do Stevenson, as obras completas do Freud, as obras completas do Hayek, a Bíblia e as obras completas de Dostoievsky (isto tudo se fosse passar muito tempo na ilha). Se fosse para passar só uns mesitos, em vez de levar as obras completas de tal e tal levava um exemplar ao acaso.

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

Vou passar à Lulu, ao Orlando e à D. Frutuosa porque... tenho curiosidade em conhecer as suas respostas!

Acho que este grupo de perguntas deveria incluir “Qual o último livro que ofereceste?” e “Qual o último livro que recebeste?”.

Sem comentários: