7 de dezembro de 2004

Querido Pai Natal:

Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que isto de seres mais popular que o São Nicolau, que foi celebrado nesta Segunda-feira em alguns países, tendo havido até trocas de presentes!, isto de seres mais popular que o São Nicolau e, quiçá!, mais popular até que o menino Jesus, pois não é verdade que os chineses que não gostam de religião e que nunca foram cristãos também celebram o Natal? e até os comunistas e aqueles que votam em outros, mais heréticos ainda, resíduos marginais, também recebem prendas? - isto de seres mais popular que o São Nicolau e até que o menino Jesus é obra tua e mérito teu, tu que és o Pai do Natal, ou seja, o pai do comércio (substituiste-te ao Mercúrio) e o embaixador do capitalismo global, pois tu voas em redor do planeta, chegas a mais lugares, és mais omnipresente que a Igreja Católica, és mais representativo do que todos os parlamentos do mundo juntos mais a ONU em cima. A tua preciosa Coca-Cola é mais bebida no mundo do que a Bíblia e o Corão juntos são lidos.

Sendo assim, agradeço-te por ser graças a ti que há presentes, que há dinheirinho oferecido também, que há décimo quarto mês para os funcionários públicos (que tanto precisam de dinheirinho!), que há programas de televisão especiais de Natal (os teus programas), que há filmes americanos muito natalícios com crianças que são muito boazinhas, que há episódios especiais de Natal das séries americanas, que há discos que reúnem muitos artistas americanos e ingleses pela paz mundial, que há o magnífico Natal dos hospitais onde podemos ter a prova provada e mais que provada que a música nacional não é toda uma (...) como disse o outro senhor importante outro dia.

Elogiei-te. Agradeci-te. Agora, peço-te. Peço que este ano as decorações de Natal na cidade e nos centros comerciais sejam instaladas mais cedo do que foram o ano passado, que sejam mais caras e mais bonitas. Peço que este ano o programa da RTP do Natal pelas terrinhas de Portugal tenha o Eládio Clímaco e não o Jorge Gabriel. Já agora, também que o Natal dos Hospitais seja com o Eládio Clímaco e não com o Jorge Gabriel nem com o António Ribeiro. Peço que os apresentadores de televisão continuem a falar com criancinhas ricas a dizer que elas são muito bonitas porque já sabem tocar piano e fazer ginástica acrobática e falar inglês e escolher só roupa de marca e que continuem a falar com criancinhas pobres a dizer que elas são muito bonitas porque sorriem muito quando recebem as prendinhas pagas pelas estações de televisão e pela Coca-Cola. Peço que toquem muitas vezes na televisão o "A Todos um Bom Natal" do coro Santo Amaro de Oeiras. Peço muitos aumentos salariais para toda a gente e que mandes o papão da inflação para a terra dos sonhos. E peço-te dinheiro.

Sem comentários: