8 de dezembro de 2004

O pecado, a Imaculada e o Feriado

Não sei se será dos tempos que correm, mas o post do Ricardo fez-me "recordar" alguns conceitos. Cá vai...

Todos pecámos em Adão, e todos fomos redimidos e salvos em Cristo (Rm 5, 17-18). Pecado e Redenção, é este o fundamento onde assenta a religião cristã: todos nós, como descendentes de Adão, nascemos maculados pelo seu pecado original (rejeição a Deus) e só o baptismo (aceitação de Cristo) nos pode redimir.

Só que a "necessidade" de Maria, mãe de Cristo, ser imaculada desde a sua concepção (conceição), escapando assim ao pecado original, baralhou desde logo os fundamentos da fé cristã. Santo Agostinho, citando São Paulo, afirmou que todos pecaram "excepto a Virgem Santa Maria, a respeito da qual, pela honra do Senhor, não é permitido que qualquer questão se levante relacionada com o pecado". No entanto, eminentes teólogos medievais, como S. Bernardo e S. Tomás, tiveram dificuldade em admitir a Imaculada Conceição por ser difícil conciliar com o dogma da universalidade da Redenção: se a Virgem Maria não estivesse incluída no número dos que contraíam o pecado de Adão, ficava então igualmente excluída da redenção, e esta não seria universal, pois não abrangeria todos os descendentes de Adão. Só no séc. XIV, o beato Escoto elaborou uma teoria pela qual a Imaculada Conceição não exclui a Virgem Maria da redenção: ela foi preventivamente redimida pelo seu próprio Filho e, por conseguinte, preparada para a sua divina maternidade (esperto hem!).

Este conceito foi bem aceite pela cristandade e Portugal é um exemplo vivo disso: nos séculos XVI e XVII, o culto de Maria na sua Imaculada Conceição, fazia parte da cultura nacional. São sinais disso a consagração de Portugal a Maria Imaculada, a entrega da coroa real à imagem da Senhora da Conceição de Vila Viçosa, pelo Rei D. João IV em 1646 e o juramento, a que se obrigou o corpo docente da Universidade de Coimbra (quem diria...), de defender e ensinar que Maria fora concebida sem pecado.

Por fim, e para acabar com todas as dúvidas, no dia 8 de Dezembro de 1854 o papa Pio IX, depois de demoradas consultas, declarou solenemente: "A doutrina segundo a qual a Bem-aventurada Virgem Maria, no primeiro instante da sua conceição, foi por especial privilégio de Deus Omnipotente, com vista aos méritos de Jesus Cristo, Salvador do género humano, preservada imune de toda a mácula do pecado original, é revelada por Deus e deve por isso ser acreditada por todos os fieis, firmemente e com constância" (Bula Ineffabilis Deus).

Por isso, e só por isso, hoje é feriado!



Imaculada Conceição, Murillo

PP: levantei-me eu às 8.30 da matina e a a outra equipa não compareceu ao jogo… ora porra!


Sem comentários: