28 de dezembro de 2004

antes que seja tarde... ou, para acabar com os segredos bem guardados.... ou ainda: ouvido neles, que valem a pena

os fadomorse são uma banda de aveiro.

ganharam um qualquer prémio de música moderna lá para os lados da guarda, andam a percorrer o país em concertos, editaram um primeiro album chamado 'gritar o fado' e eu desconhecia-os por completo.

assumem-se mais como um colectivo que como uma banda clássica (na verdade alguns dos seus membros têm projectos independentes e paralelos que vão do rock à música clássica).
e assumem influências que vão desde a música tradicional a frank zappa, passando pelo hip-pop, metal, funky, rock progressivo, josé afonso.

passada a apresentação, para quem os não conhece (como eu....), aqui vai a questão em apreço:





fadomorse
entrudo

este disco é ambicioso.

pretende assumir a ligação entre o entrudo e o estado das coisas em portugal.
a capa (originalíssima) é a reprodução de um careto e, também aí, a ligação entre os caretos e a sua origem nas festividades de passagem à idade adulta. porque adulta se assume esta obra.
este disco apresenta-se como uma obra de conjunto e não como uma soma de canções (aliás canções, no sentido tradicional do termo é coisa que não tem... até pela duração de alguns temas que vão aos 9 ou 23 minutos....)
no geral os temas começam com gravações de música tradicional de trás os montes, que vão sendo sobrepostos por uma malha que se desenvolve em ritmos hip-pop, rock, funky ou coisas um pouco mais inclassificáveis, com um som poderoso e bem construido.

é seguramente dos melhores discos da música portuguesa dos últimos tempos.

é imperdoável não o ouvirem com atenção.



este disco faria parte da minha lista enquanto pai natal...
ou da lista de prendas do meu filho se ele postasse por estas bandas....

Sem comentários: