23 de novembro de 2004

bendito seja o senhor, que o céu será dos que a caridade praticarem

um grupo de clientes do restaurante londrino 'zafferano' comprou esta semana, em cafaggiolo, perto de florença, uma trufa branca, de 852 gramas, por 52 000 dólares (aproximadamente 61 000 dólares por quilo), o que dá uns míseros 40 000 euros ou 8 mil contos por menos de 1 quilo ou menos de duas libras, dependendo da unidade de medida.






mesmo sabendo que se tratou de uma venda cuja receita reverte a favor de um hospital pediátrico de florença, da fundação sarah fergusson e do banco alimentar contra a fome de nova iorque, não posso deixar de me questionar sobre quem irá comer aquela trufa, quanto irá pagar por ela depois de preparada, como ganhou o dinheiro (que será que precisam de lavandarias?) que permite pagá-la e porque acha mais importante pagar (pelo menos 8 mil contos, sem contabilizar o transporte de avião mais o seguro) aquela pornográfica importância por um complemento de refeição em vez de o utilizar noutro fim um pouco mais útil.
igualmente, na mesma altura, poram vendidas umas garrafas de vinhos que renderam 103 700 dólares (ou 78 800 euros... ou 15 760 contos). algum desse vinho para os mesmos comensais do restaurante zafferano.

imagino aquelas santas almas a banquetear-se completamente satisfeito por terem feito caridade e terem cumprido os seus deveres de cidadãos benfeitores.
imagino-os a afirmarem que é muito importante ajudar causas nobres.
imagino-os a dizerem não podem deixar de pensar naqueles pobres infelizes sem ficarem tocados.


imagino-os a arrotarem os gases da combustão alimentar
imagino-os a cagarem a trufa feita merda
imagino-os a urinarem o vinho feito mijo







p.s.
lembra-me uma receita que há muitos anos via algumas vezes colada das paredes da cidade:

3/4 de gasolina
1/4 de óleo lubrificante
1 garrafa
1 trapo humedecido
1 isqueiro
1 braço com força suficiente para arremessar o cocktail para a porta do restaurante à hora do respasto.

Sem comentários: