21 de setembro de 2004

O Peso

O que leva o peso a aumentar é a ingestão de calorias em quantidade excessiva. Isto acontece porque a sinalização que o corpo nos dá relativamente à nossa alimentação indica-nos se a barriga está ou não cheia em vez de nos indicar se recebemos ou não a quantidade suficiente de energia. A refeição típica de um restaurante vulgar enche a barriga com alimentos ricos em calorias. Quando a barriga fica cheia, já a quantidade de calorias ingerida foi excessiva.

Para que o peso não aumente ou se mantenha e, ao mesmo tempo, não se sinta fome a solução é encher a barriga com alimentos pobres em calorias e toxinas: vegetais. A estratégia é esta: nunca deixar de tomar umas boas conchas de sopa ao almoço e ao jantar, acompanhar sempre a refeição com uma salada grande (muito tomate, muita alface) e se, depois disto, o estômago ainda não está cheio, atestá-lo com fruta. Para quem gosta de sentir a barriga bem aconchegada, é só escolher fruta mais polpuda e sopas mais densas.

O aumento do volume de vegetais ingeridos permite assim reduzir a quantidade de alimentos mais energéticos que se tomam às refeições, até que se receba por refeição apenas o nível de calorias necessário ao tipo de vida.

Sem comentários: