27 de fevereiro de 2004

Verde

O verde porque o verde é verde. Pura e simplesmente por isso. Porque se o verde não fosse verde, não era, seguramente, verde. Podia ser outra cor qualquer, mas nesse caso, e muito provavelmente, não se chamaria verde.
Mas o verde é belo não só por ser verde. O verde é belo por causa das coisas que também são verdes. Não que todas as coisas belas sejam verdes, ou que todas as coisas verdes sejam belas, mas... há muitas coisas belas e verdes, verdes e belas.
O oposto do verde é o vermelho. Bom, na realidade, até talvez não o seja, mas para muita gente deste nosso belo (e verde) país à baira-mar plantado, o verde e o vermelho são cores opostas. E o que é o vermelho? Não é verde com toda a certeza! E felizmente. No entanto há coisas que são vermelhas e deviam ser verdes. Aí o verde ainda seria mais verde e mais belo. E essas coisas mais belas e verdes por serem verdes! Outras há que são verdes e deviam ser vermelhas. O feijão verde, por exemplo. Tem algum cabimento que o feijão verde seja verde? É claro que só se chama feijão verde porque é verde, mas se não fosse verde teria outro nome qualquer. "Deus, porque fizeste verde esse feijão horrível?" e Deus respondeu: "Porque sim!". E não há moral nesta história!

Prosou o F! (que obviamente não gosta de feijão verde!)

Sem comentários: