27 de julho de 2010

O voto feminino

Image and video hosting by TinyPic


Assim era apresentado, a nível mundial, o direito das mulheres ao voto .
Almanaque Lelllo em 1936.

4 comentários:

Carlos Caria disse...

Publicidade enganosa do Estado Novo, pois havia muitas mulheres Portuguesas que não votavam, nem tinham quaiquer diretos.
O conceito de mulher para o estado Novo, era para ser boa dona de casa e pouco mais.

T disse...

Cito:
Só com o decreto-lei 19.694 de 5 de Maio de 1931 é que pela primeira vez, na história política do país, as mulheres foram consideradas como eleitoras. Este decreto, contudo, era bastante limitativo, pois permitia o voto apenas àquelas que fossem chefes de família, ou seja, as viúvas, divorciadas, separadas de pessoas e bens, com família própria e aquelas que estivessem casadas mas que os maridos estivessem no estrangeiro ou nas colónias. Não obstante só o podiam as mulheres que tivessem completado o ensino secundário ou fossem titulares de um curso superior com certificado.

Nessa altura, as mulheres ganharam também o direito a serem eleitas para a Assembleia Nacional. Nas primeiras eleições legislativas ocorridas no Estado Novo foram eleitas três deputadas, sendo, desta forma, as primeiras mulheres deputadas na História de Portugal.

No entanto, o sufrágio universal feminino só foi alcançado após o 25 de Abril.

C. Cardoso disse...

Cara T

Tinha uma tia que era uma colecionadora compulsiva. Á viva força (bem)tentou que eu lhe herdasse o gosto. Dos 13 aos 14/15 fiz uma pequena colecção de caixas de fósforos. Algumas até são engraçadas. Tenho muito gosto em lhe mandar fotos de algumas se estiver interessada.
Um abraço

T disse...

Gostava muito:) Mande sim:) Agradeço imenso:)