28 de junho de 2009

Doces enleios


De vez em quando dão-me assim umas saudades dum filme determinado. Procuro-o por todo o lado, não existe nem o conhecem, cravo-o a todos os amigos ninguém o tem mas todos se lembram dele. Há uma semana caiu-me da estante o livro da Anne Tyler que lhe deu origem. Releio-o com todo o prazer, embora a cola que o unia tivesse apodrecido, originando que o relesse literalmente página a página. Ontem a fazer um zapping tormentoso, dou com o William Hurt. Momento de pausa. É " O Turista acidental" pois claro. Como tinha o livro tão fresco e dedilhado ao pormenor, quase que fazia de ponto nos diálogos. Aliás eram todos pessoas que falavam pouco (ainda bem). Limitavam-se a sentir. O Kasdan a fazer filmes é excelente. E a Geena Davies fez uma Muriel perfeita. Tenho a dizer que a ideia de escrever guias de viagem para pessoas que odeiam viajar é sublime. E que duas coincidências assim me fazem estranhar. Apesar de não ser supersticiosa, pois claro. Acreditam? O caso é que acordei e pensei que não tinha visto o fim do filme. Mas vi e é conforme o original. Ele de táxi e cheio de dores de costas manda o taxista parar, ao ver Muriel. E o rosto dela ilumina-se quando o reconhece. Tal qual o livro.

8 comentários:

teresa disse...

Só me lembro de ter visto o filme na Madeira enquanto «turista acidental», penso que há uns 20 anos, a última vez em que visitei a ilha. Quanto à acção já não chego lá...é incrível como persiste a noção de um bom filme sem que haja outras memórias.

teresa disse...

o "em" está a mais (ainda bem que os meus alunos não vêm aqui)...

T disse...

Nunca se sabe se eles andam a ver o que a setora escreve:)

Teresa disse...

Eu tenho o filme (espreita aqui):

http://gotaderantanplan.blogspot.com/2009/04/fnac-who-i-amazon_27.html

E o livro também, claro. Uma adaptação absolutamente impecável.

teresa disse...

Já espreitei a referência no teu blog, Teresa. O livro lamentavelmente não o tenho... mas são tantos os que se amontoam à espera de leitura! Talvez ainda o consiga adquirir.

T disse...

É um dos casos que a adaptação cinematográfica não deslustra o livro que a originou:)
Bom rever-te Teresa:)

Teresa disse...

:)

Sugestão de um filme absolutamente encantador, que faz bem aos olhos e à alma:

http://www.amazon.co.uk/Enchanted-April-DVD-Alfred-Molina/dp/B001NN4130/ref=pd_rhf_p_t_4

Tinha-o em VHS, revi-o muitas vezes. Hoje lembrei-me de ver se já estaria editado em DVD. Encomendei imediatamente.

T disse...

Bem preciso de o ver:) Obrigada pela indicação Teresa!